Historiador recorre a um amplo universo de referências, da filosofia a textos bíblicos, do darwinismo à bioética, para examinar conceitos como livre-arbítrio, pretensão de independência e autossuperação
O canal Sujeito Literário resenha As origens do mal: uma história do pecado original, de Georges Minois.
No livro, o historiador parte da pergunta: por que há o mal? Para o sofrimento das crianças, as doenças, a velhice, a morte, os cataclismos, as carestias, guerras: há milênios, a humanidade vem buscando um culpado. Ele reflete: de quem é a falta? De Deus ou do diabo? De um outro deus, dos anjos, dos homens? Segundo o pensamento judaico-cristão, a raiz está no pecado original, cometido por Adão e Eva, ao comerem o fruto da Árvore do Conhecimento no Éden, única restrição feita pelo Deus “infinitamente bom” a suas criaturas, que não demoraram a desobedecê-lo.
Construída com cuidado e erudição, esta obra é instrutiva e instigante, feita para pessoas curiosas, crentes ou não, sobretudo numa época em que a distinção entre o bem e o mal — e sobretudo sua origem — se articula com dificuldade.
Assista à íntegra abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=GJJzujRlMiQ
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br