Texto de sucesso de introdução à lógica ganha edição revista e ampliada

Notícia
Notícias
segunda-feira, 20 de março de 2017

Publicação de Cezar A. Mortari, indicada aos estudos da lógica nos campos filosóficos e matemáticos, recebe a inclusão de novos tópicos feitos pelo autor 

"Lógica é a ciência que estuda princípios e métodos de inferência, tendo o objetivo principal de determinar em que condições certas coisas se seguem (são consequências), ou não, de outras", explica Cezar Augusto Mortari de maneira clara e didática em Introdução à lógica, obra fundamental para estudantes de Filosofia e Matemática, que acaba de receber uma edição revista e ampliada pela Editora Unesp. 

Os textos que compõem o livro, lançado originalmente em 2001, surgiram das aulas de lógica, ministradas por Mortari no curso de graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. De maneira rica e apaixonante, o autor aborda a lógica e suas transformações ao longo do século XX, a passagem de uma ciência que englobava apenas a argumentação válida, para uma disciplina de caráter matemático, que envolve tópicos como a teoria da recursão e álgebras, passando por saberes da filosofia da ciência, robótica, engenharia de produção e informática.

Nesta segunda edição, além de conter um apêndice com noções de teoria do silogismo, a lógica proposicional é apresentada de maneira independente, antes do cálculo de predicados. No volume, ainda estão inclusos a aplicação de exercícios e a discussão de temas como o valor semântico das expressões, sintaxe do cálculo de predicados, tautologias, o cálculo proposicional clássico, conjuntos, lógicas não clássicas e a relação entre lógica e argumentos. “O presente livro foi concebido como introdução, aliás excelente, a essa lógica e à lógica em geral, tendo como principal motivação a teoria da inferência válida e assuntos correlatos”, completa o filósofo, lógico e matemático, Newton da Costa, que assina a orelha do livro.  

Sobre o autor - Cezar A. Mortari possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Filosofia pela Eberhard-Karls-Universität Tübingen (1991), em Tubinga, na Alemanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em lógica modal e semântica de mundos possíveis.

Título: Introdução à lógica – 2ª edição
Autor: Cezar A. Mortari
Número de páginas: 525
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 72
ISBN: 978-85-393-0630-5 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp