Obras clássicas que nunca perdem sua atualidade
Com a chegada da época natalina, buscamos proporcionar momentos de encanto e enriquecimento cultural para você e seus entes queridos. É com grande entusiasmo que apresentamos a Coleção Clássicos da Literatura Unesp, uma seleção cuidadosamente elaborada pela Editora Unesp para proporcionar experiências literárias únicas.
Sobre a Coleção
Reconhecida por seu catálogo robusto de clássicos e oras acadêmicas, a Editora Unesp agora se aventura na publicação de livros de literatura com a Coleção Clássicos da Literatura Unesp. Com a proposta de permitir a todos o acesso ao cânon da literatura universal e brasileira, a coleção já conta com 23 títulos de autores nacionais e internacionais. estreou com títulos que cativam tanto o leitor iniciante quanto o experiente.
Confira alguns destaques a seguir:
A obra
Émile Zola
O próprio título resume, de certa forma, esta peculiar obra. Datada de 1827 e publicada em Paris, apresenta dez lições (e uma conclusão), com uma série de artifícios para o devedor ganhar a confiança do seu credor. Ao contrário do que o supostamente óbvio título indica, esta obra se configura mais como uma sátira do que um guia. Com uma linguagem sarcástica, são exibidas as facetas da vida econômica e social da França do século XIX, levando o leitor atual a descobrir este tempo por meio de uma leitura incomum.
A velha Nova York
Edith Wharton
As quatro novelas aqui reunidas são ambientadas em Nova York, entre as décadas de 1840 e 1870. São elas: “Falso amanhecer”, a célebre “A solteirona”, “A faísca” e “Dia de Ano-Novo”. Esses textos, gestados no auge do processo criativo da autora, com seus enredos e personagens marcantes, abrem ao leitor uma janela para os códigos e costumes que permeavam a estrutura e o funcionamento da sociedade norte-americana no fim do século XIX.
Contos da era do jazz
F. Scott Fitzgerald
Estados Unidos, após a Grande Guerra. Em cidades como Nova York, as festas não tinham hora para acabar. Esse momento de transformações amplas, com aquecimento da economia e efervescência cultural incomum, é o pano de fundo para estes Contos da era do jazz, publicados em 1922, que chegam ao leitor brasileiro em nova tradução.
Histórias extraordinárias
Edgar Allan Poe
Nos últimos dois séculos, o nome de Edgar Allan Poe se tornou sinônimo de histórias de mistério, seja o suspense, sejam as narrativas de teor sobrenatural, chegando a flertar com a ficção científica. Altamente inventivo, Poe perscrutou as fronteiras entre a lucidez e a insanidade. Saborosa porta de entrada para a obra do grande mestre da narrativa breve, este livro traz catorze de seus mais célebres textos.
O agente secreto
Joseph Conrad
Lançado em 1907, O agente secreto surpreendeu os críticos por diferir do universo habitual de Joseph Conrad. Como o título anuncia, temos uma história de espionagem ambientada no cenário urbano de Londres do início do século XX. Uma narrativa ágil, envolvente, com reviravoltas dramáticas e uma dose moderada de humor, sob a qual se identifica a pena virtuosa de um dos grandes mestres do romance inglês moderno.
Oliver Twist
Charles Dickens
A sorte não sorri ao pequeno Oliver Twist. Havendo ficado órfão assim que nasceu, foi criado em um asilo sem receber qualquer carinho. Aos nove anos, já sabe o que é passar fome, sofrer maus tratos e trabalhar de sol a sol em uma fábrica. Decide, pois, fugir para Londres, buscando uma vida um pouco mais fácil. A grande cidade, no entanto, é repleta de perigos e de delinquência. Em mais uma de suas obras inesquecíveis, Dickens, a partir da trajetória do jovem Oliver, denuncia as dificuldades e penúrias que se abatem sobre os pobres de uma sociedade recentemente industrializada, sem, contudo, privar o leitor de notas de humor e esperança.
Os trabalhadores do mar
Victor Hugo
Sozinho em um singelo barco, Gilliatt se lança ao mar, determinado a encontrar o navio naufragado (e obter a mão da donzela prometida), e sendo obrigado a se bater com toda sorte de dificuldades que o destino parece caprichosamente interpor entre ele e sua amada. Humano em uma missão com ares mitológicos, Gilliatt se inscreve entre os grandes personagens do mestre francês.
Confira todos os títulos da Coleção Clássicos da Literatura Unesp.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br