Unesp celebra 50 anos e projeta futuro com presença nos territórios e na cultura

Notícia
Notícias
domingo, 1 de fevereiro de 2026


Cerimônia marcou início das comemorações do cinquentenário e
reafirma o papel da Editora Unesp na difusão do conhecimento 
(crédito das fotos: AP / Pluricom)

A Universidade Estadual Paulista celebrou, na última sexta-feira (30 de janeiro), seus 50 anos de existência, em cerimônia realizada no novo prédio da Reitoria, na Praça da República, no Centro Histórico de São Paulo. O evento marcou oficialmente o início das comemorações do cinquentenário e reuniu autoridades públicas, ex-gestores e representantes da comunidade acadêmica em um momento de reconhecimento da trajetória da Universidade e de projeção de seus próximos passos.

Multicâmpus desde sua origem, a Unesp está presente em 24 cidades paulistas, característica que orienta o espírito das comemorações. Para José Paes de Almeida Nogueira Pinto, presidente da Comissão Organizadora dos 50 Anos da Unesp, trata-se de “um momento superespecial da universidade, uma universidade que está distribuída em praticamente todo o estado de São Paulo”. Segundo ele, “é importante que essa comemoração chegue até lá, porque a Unesp é de todo o estado de São Paulo”, envolvendo diretamente a população das cidades que abrigam seus câmpus.

Nesse sentido, explica, “a gente quer estender, fazer com que a população dessas cidades que abrigam a Unesp tenha uma participação muito importante nesses eventos que vão se dar ao longo do ano todo”, ressaltando que “30 de janeiro é o início, mas a partir daí essas comemorações se estendem com todas as particularidades de cada câmpus, para cada uma das 24 cidades que nós estamos presentes”.

E a Fundação Editora da Unesp desempenha papel central nestas celebrações. Para o diretor-presidente da Fundação, Jézio Hernani Bomfim Gutierre, refletir sobre os 50 anos da Universidade implica também compreender a função das editoras universitárias. “Editoras universitárias, especialmente editoras universitárias de pesquisa, envolvem a necessidade de comunicação da pesquisa produzida com o público que a sustenta, com o âmbito social mais amplo”, afirma.

Criada em 1987, a Editora Unesp consolidou-se, segundo Gutierre, como “um canal privilegiado para trazer a bibliografia pertinente, a bibliografia do que foi de melhor, do que aconteceu de melhor no mundo inteiro, para a comunidade unespiana”, ao mesmo tempo em que “distribuiu pela comunidade aquilo que de melhor foi produzido pela universidade, pelos diversos pesquisadores, escritores, autores científicos da universidade”. Para ele, esse papel fez com que “a Unesp, como universidade, apresentasse para a comunidade uma face produtiva que mostra, afinal, as razões de existência da universidade”, promovendo um diálogo contínuo entre universidade e sociedade, já que “a editora permite que a universidade e a sociedade dialoguem de uma maneira frutífera, de uma maneira orgânica”.

Entre as ações que integram as comemorações do cinquentenário, a Editora Unesp terá protagonismo na realização de uma edição comemorativa da Feira do Livro da Unesp, que chega à sua oitava edição em 2026. Segundo Gutierre, “certamente nós teremos uma versão comemorativa da feira do livro da Unesp”, a ser realizada no Memorial da América Latina, “com uma dimensão especial, com a expectativa de uma recepção de público de mais de 70 mil pessoas e com a presença de 165 editoras”, oferecendo ao público leitor “uma gama, uma variedade de produção bibliográfica que é única, a preços extremamente convidativos”.

Paralelamente à Feira, a Editora promoverá uma Semana Cultural, entre 13 e 15 de maio, reunindo personalidades nacionais e internacionais de diferentes áreas do conhecimento. A proposta, afirma Gutierre, é “mostrar aquilo que de melhor tem sido feito, praticado no mundo inteiro, em diálogo com especialistas no Brasil”, funcionando como “um presente para São Paulo, um presente para a sociedade”, ao promover “essa confrontação, esse diálogo, essa interação entre o pensamento acadêmico brasileiro e o pensamento acadêmico estrangeiro”.

Ao celebrar os 50 anos da Unesp, a Editora Unesp reafirma seu compromisso histórico com a difusão do conhecimento, a pluralidade de ideias e o fortalecimento do diálogo entre universidade, território e sociedade — valores que atravessam sua trajetória e projetam sua atuação para as próximas décadas.

Informações detalhadas sobre os 50 anos da Unesp estão disponíveis no site comemorativo.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=1hnrJMraihg

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br