UOL | O homem que previu o fim do capitalismo e que ajuda a entender a economia de hoje

Imprensa
Imprensa
quarta-feira, 1 de julho de 2020

Crédito: Getty Images

O portal de notícias UOL, replicando matéria da jornalista Margarita Rodríguez, originalmente publicada na BBC News Mundo, indica a leitura da obra Capitalismo, socialismo e democracia, de Joseph A. Schumpeter, para compressão do momento econômico em que vivemos e o possível futuro do capitalismo. 

"O capitalismo pode sobreviver?", se perguntou Joseph Schumpeter. "Não, acho que não", foi a resposta dele. Sua reflexão foi feita em uma de suas principais obras: Capitalismo, Socialismo e Democracia, de 1942". Na matéria, a jornalista entrevista vários economistas das mais renomadas universidades americanas, que ajudam a entender a importância de sua obra na atualidade.

"Enquanto Marx via uma luta de classes entre a burguesia e a classe trabalhadora, Schumpeter percebia uma grande tensão entre um grupo de empreendedores, aqueles que provocam "vendavais capitalistas que levam a um grande crescimento econômico" e outro composto de empreendedores "que implementam um capitalismo não tão pioneiro, mas calculista, mais conservador ", diz Guillermo Rocafort, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Europeia, à BBC Mundo", menciona trecho da matéria. 

Capitalismo, socialismo e democracia é o mais famoso livro do teórico austríaco e a obra que torna seu pensamento inclassificável dentro de correntes econômicas hegemônicas. O autor inicia o texto com um exame crítico do marxismo, dedica-se a um longo elogio analítico do capitalismo, embora preveja razões para seu fim, e investiga as premissas do socialismo e as ligações desse sistema com a democracia. 

Leia o texto completo aqui.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br