'Viagem à América do Sul’ é finalista do Prêmio Jabuti 2020

Notícia
Notícias
quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta quinta, 22 de outubro, os 10 finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti 2020, uma seleção do melhor da produção editorial brasileira. E, dentre os classificados, está o livro Viagem à América do Sul, do poeta chinês Ai Qing, na categoria Tradução, assinada por Fan Xing e Francisco Foot Hardman.

Este livro reúne pela primeira vez os poemas da memorável e seminal viagem de Ai Qing pela América do Sul em 1954, na ocasião do cinquentenário de Pablo Neruda. A passagem por Brasil e Chile possibilitou o contato com intelectuais de várias partes do mundo, entre os quais os brasileiros Jorge Amado e Zélia Gattai, e deu origem a interlocuções que atravessariam as décadas seguintes. Os poemas de Viagem à América do Sul foram traduzidos diretamente do chinês e chegam ao leitor brasileiro em edição bilíngue. Veja mais informações sobre a obra aqui.

Nesta edição, o Prêmio Jabuti recebeu 2.599 inscrições, número 20% maior do que em 2019. Cada categoria do Jabuti conta com três jurados, profissionais especialistas nas respectivas áreas. Os 60 jurados têm formações diversas e todos conhecem profundamente o universo do livro. Para conferir a lista completa, que traz os livros em ordem alfabética, clique aqui.

Os vencedores de cada uma das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano serão anunciados em cerimônia de premiação on-line, que será transmitida ao vivo nas redes sociais da CBL, no dia 26 de novembro de 2020.

No dia 5 de novembro, uma nova lista, com cinco finalistas por categoria, será divulgada também no website do prêmio: www.premiojabuti.com.br.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br