Conteúdo
As aulas, ao vivo, vão de 18 a 22 de março de 2024, das 19h30 às 21h30
Estar antenado com as tendências do mercado editorial – ambiente de constantes mudanças – é fundamental para um bom desempenho em qualquer uma de suas frentes de atuação. Para tanto, a Universidade do Livro oferece a formação on-line Produção gráfica editorial, com Whaner Endo, que apresenta um panorama geral da produção gráfica atual e o fluxo de produção, os profissionais envolvidos, os insumos básicos, a relação de projetos em mídia impressa e em mídia digital. Ela também discute as melhores práticas a serem utilizadas por profissionais do mercado que desejam desenvolver projetos editoriais viáveis com os recursos financeiros, tecnológicos e temporais disponíveis. As aulas, ao vivo, vão de 18 a 22 de março de 2024, das 19h30 às 21h30.
Conteúdo
Produção gráfica no século XXI. Habilidades e competências exigidas pelo mercado. Insumos – Tendências. Viabilidade de um projeto editorial. Convergências entre o workflow impresso e digital. Produção gráfica e as ODS.
Aula 1
A produção gráfica – ontem e hoje. Quem trabalha com produção gráfica? Habilidades e competências exigidas pelo mercado.
Aula 2
Insumos – Papel, tinta e outros suportes.
Aula 3
Será que meu projeto é viável?
Aula 4
Como criar identidade em projetos crossmídia (impresso e digital).
Aula 5
A produção gráfica amanhã. O que vem por aí?
A formação é voltada a profissionais da área editorial que desejem compreender o fluxo de produção gráfica e viabilizar projetos editoriais. Editores, designers, gráficos, publicitários, estudantes de editoração, comunicação e demais interessados.
O investimento é de R$ 442 (valor único, com desconto sobre o valor de total de R$ 520), e pode ser pago em até seis parcelas de R$ 73,66 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 18 de março ou no boleto até dia 11 de março.
Sobre o docente
Whaner Endo atua no mercado editorial e educacional há mais de 25 anos. Graduado em produção editorial, é especialista em educação no ensino superior, alumni do Yale Publishing Course, mestre em comunicação pela Universidade Metodista de SP, possui MBA em Data Science & Analytics pela USP e é doutorando em comunicação e gestão da informação pela ECA-USP e Universidade Nova de Lisboa. É docente, desde 2009, de cursos de graduação e pós-graduação na área de comunicação (em especial editoração) e educação. É pesquisador do mercado editorial, na USP e Intercom. Foi diretor-executivo da Asec – Associação de Editores Cristãos, participou da elaboração do 1o. PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura e foi jurado do Prêmio Jabuti 2018 na categoria projeto gráfico. Atualmente é diretor de Comunicação da Libre e docente de pós-graduação no Centro Universitário Senac e na Fapcom. É publisher da W4 Editora e diretor da W4 Consultoria.
Produção gráfica editorial | On-line ao vivo
Data: 18 a 22 de março de 2024, das 19h30 às 21h30
Carga horária: 10 horas
Investimento: R$ 442 (valor único, com desconto sobre o valor de total de R$ 520): em até seis parcelas de R$ 73,66 no cartão de crédito ou à vista no Pix até 18 de março ou no boleto até dia 11 de março
E-mail: unil@unesp.br
Clique aqui para informações e inscrições on-line.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br