Em sua 2ª edição, este dicionário apresenta mais de oito mil termos e conceitos relacionados a diferentes aspectos da ecologia e das ciências ambientais. Encontram-se aí vocábulos de importância contemporânea, tais como comunidade biótica, biodiversidade, recursos genéticos, toxicologia, poluição do ar e da água, além da análise de conceitos fundamentais, como ciência do solo, ciclos bioquímicos e geoquímicos, meteorologia e climatologia, efeito estufa, entre outros. (Co-edição: Melhoramentos)
Henry W. Art é professor de Biologia e diretor da Divisão de Ciências da Faculdade Wiliams; bacharel pela Faculdade de Darmouth; mestre e doutor pela Universidade de Yale; professor-adjunto da Escola de Botânica da Universidade de Cambridge, Inglaterra; autor premiado de A Garden of Wildflowers e de cinco edições regionais de The Wildflower Gardener's Guide.
Os impactos ambientais decorrentes da ação humana têm se tornado cada vez mais evidentes e intensos, comprometendo o equilíbrio dos ecossistemas e a disponibilidade dos recursos naturais. Nesse contexto, os aspectos sociais e econômicos amplificam a complexidade da tomada de decisões rumo ao desenvolvimento sustentável. Nesse cenário desafiador, as áreas de Engenharia e de Ciência Ambiental são fundamentais para produzir conhecimento e tecnologias capazes de conciliar a proteção ambiental com o bem-estar social e o desenvolvimento econômico. Este livro reúne contribuições de pesquisadores atuantes em diversos campos daquelas duas disciplinas, sendo direcionado, principalmente, para profissionais e alunos de pós-graduação. Além de apresentar aspectos atuais e relevantes dessas áreas, a obra fornece ao leitor uma experiência multidisciplinar da engenharia e da ciência ambiental, destacando a necessidade de integração entre diversas esferas de conhecimento na busca pelo ideal do desenvolvimento sustentável.
A publicação desta segunda edição do Dicionário de políticas públicas procura subsidiar não só gestores públicos e especialistas na área, mas também cidadãos (estudantes e profissionais dos mais variados setores) interessados em aprofundar as questões referentes às políticas públicas.
A publicação desta terceira edição do Dicionário de políticas públicas procura subsidiar não só gestores públicos e especialistas na área, mas também cidadãos (estudantes e profissionais dos mais variados setores) interessados em aprofundar as questões referentes às políticas públicas.
Esta obra, em sua 2ª edição, revista e ampliada, trata dos provérbios franceses, ingleses e portugueses, reunidos na forma de um dicionário muito interessante e prático para consultas e curiosidades.
Projetado e desenvolvido ao longo de oito anos por uma equipe de professores do Departamento de Lingüística da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Câmpus de Araraquara, este Dicionário apresenta uma importante massa de informações sobre cerca de 6.000 verbos que vigoram no português atualmente praticado no Brasil. Para auxiliar a leitura, a presente edição traz uma introdução em que se arrolam os princípios teóricos básicos e a metodologia que norteou a organização dos verbetes, um pequeno glossário em que se conceituam os termos técnicos empregados e, ainda, uma lista de abreviaturas. Para identificar os exemplos, o volume também apresenta uma relação das obras de referência. O grau de detalhamento e precisão reflete-se com clareza na complexidade e na extensão de alguns verbetes dando à obra uma envergadura inédita na tradição dicionarística brasileira.