Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Ao discutir a atuação de professores de segunda língua ou língua estrangeira, este livro reúne trabalhos realizados a partir de dissertações de alunos das primeiras duas turmas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, da área de Linguística Aplicada. Os trabalhos analisam diversas situações de ensino/aprendizagem e oferecem sugestões de encaminhamento de novas investigações. Estimulam assim o desenvolvimento de novas pesquisas, fortalecendo, cada vez mais, a área de Linguística Aplicada. A coletânea é de especial interesse para a formação de pesquisadores e professores de línguas, pois apresenta estudos que discutem assuntos relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes contextos escolares nacionais.
Douglas Altamiro Consolo é bacharel em Linguística, mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp e doutor pela Universidade de Reading, Inglaterra. É docente em Língua Inglesa e Linguística Aplicada na Unesp, câmpus de São José do Rio Preto (SP).
Maria Helena Vieira-Abrahão é bacharel e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto (SP).
Esta coletânea traz um conjunto de textos baseados em dissertações de alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos da UNESP, campus de São José do Rio Preto, da área de Descrição e Análise Lingüística, que tratam da aplicação do modelo da Gramática Funcional Padrão ao português oral e escrito. Os autores integram o Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), que tem se destacado nacional e internacionalmente como um dos grupos funcionalistas mais atuantes na área. O livro pretende não só divulgar esse modelo teórico como também mostrar sua eficácia na descrição lingüística, além de constituir a primeira obra em português a mostrar a contribuição dessa teoria para a descrição da língua portuguesa.
O livro que agora se oferece à comunidade brasileira de educadores e historiadores da Matemática, e que sem dúvida será também de interesse para matemática e educadores em geral, reflete a imensa produção científica dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro. A abrangência dos temas e a profundidade de tratamento fazem deste livro uma importante referência na Educação Matemática.
Os sistemas clássicos limitavam-se geralmente a registrar a dicotomia artificial das artes do espaço e das artes do tempo. A classificação tradicional das artes opõe as três artes plásticas (arquitetura, pintura e escultura) às três artes rítmicas (dança, música e poesia). Uma das grandes descobertas de Etienne Souriau, segundo Huisman, consistiu na crítica da oposição entre o plástico e o rítmico. Com efeito, ele mostrou como as artes plásticas comportam igualmente um tempo essencial, como as artes ditas do tempo, e que as artes rítmicas são tão espaciais como as ditas do espaço.
Marxismo e crítica literária consiste em um criterioso e, ao mesmo tempo, conciso estudo sobre a relação entre o pensamento marxista e a produção artística. Ao longo da obra, Terry Eagleton interpreta textos de Marx e Engels, bem como analisa o trabalho de autores como Plekhanov, Trotski, Lenin, Lukács, Goldmann, Caudwell, Benjamin e Brecht. Uma leitura de referência para a crítica literária.
Catulo, Propércio, Tibulo, Ovídio, goliardos da Antiguidade clássica, são recriados nestas páginas através da extraordinária visão de Paul Veyne, que estabelece o vínculo crítico em que o amor e a poesia produzem uma estilização da vida cotidiana e a revestem de brilho e intensidade.