Neste livro, Juvenal Zanchetta Júnior detém-se na análise de três importantes expedientes de imprensa da atualidade: a notícia impressa, o fotojornalismo e a notícia de telejornal. A visão crítica e distanciada assumida por Zanchetta desmascara as aparentes objetividade e isenção idealmente características da atividade jornalística. Coloca em discussão, assim, o papel central ocupado pela imprensa na sociedade contemporânea, num enfoque que nunca perde de vista o tênue fio de navalha que, de um lado, concede-lhe o papel de "quarto poder" arbitrário, opressor e manipulador da opinião pública e, de outro, o de um instrumento redentor da democratização da informação, sem o qual sucumbiríamos a totalitarismos.
Juvenal Zanchetta Júnior é professor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Unesp. É mestre e doutor em Educação pela mesma Universidade, tendo publicado diversos livros e artigos científicos sobre a imprensa, particularmente considerada no contexto educacional.
O livro aborda a trajetória das publicações periódicas brasileiras: o surgimento dos primeiros jornais e revistas, as transformações no processo dfe produção dos impressos e em sua estrutura interna, a distribuição e a natureza das matérias e dos recursos imagéticos disponíveis, a profissionalização e a especialização do jornalista, a segmentação dos periódicos, sua atuação política e social em momentos decisivos da história do país, os interesses de que se fez (e se faz) porta-voz, os desafios impostos pela mundialização e as novas tecnologias.
Este volume apresenta ao público brasileiro uma antologia de importantes textos de Theodor Adorno sobre “Indústria Cultural”, conceito estabelecido por ele e Max Horkheimer na década de 1940. Os nove ensaios que compõem esta coletânea abordam criticamente questões de várias artes e áreas do conhecimento (música, rádio, cinema, literatura, política, sociologia e filosofia), possibilitando uma compreensão abrangente da evolução histórica de um dos temas centrais da reflexão adorniana.
Este livro, com foco histórico na relação entre arte, ciência e tecnologia, é o resultado do esforço coletivo de especialistas internacionais em muitas disciplinas, atuantes em variados campos de conhecimento, atendendo ao convite recebido para realizar uma publicação no Brasil, somada a outras publicações internacionais, em diversos formatos de textos e material multimídia e em línguas diversas, organizadas pelo International Publication Committee, presidido por Roger Malina, ligado ao evento que se realizou em 2005, REFRESH! The First International Conference on the Histories of Media, Art, Science and Technology, com curadoria-geral de Oliver Grau. A antologia inclui convidados especiais que são referência histórica da relação entre arte, ciência e tecnologia no Brasil. O objetivo é colocar na história da arte, em nosso país, os elementos necessários e as estratégias que configuram as teorias desse campo de conhecimento, bem como artistas, instituições, tipos de documentação, a relação com os espaços de exposição/museus e coleções, metodologias adequadas ao estudo, especialmente pelas abordagens historiográficas, discussão de problemas científicos e as influências recíprocas nas trocas entre arte, ciência e tecnologia.
Este volume reúne vários ensaios sobre o percurso da produção editorial brasileira, durante seus dois séculos de história. Constrói-se assim um retrato multifacetado que expõe as peculiaridades da origem, os desafios do transcurso e o panorama que se descortina para esse elemento essencial da vida cultural do país.
Livro que aborda temas como Ética, Práxis e Discurso, envolvendo, entre outros tópicos: ética jornalística, corrupção, internet, economia virtual, declínio e morte do jornalismo como vocação, paradoxos do jornalismo neoliberal, o jornalismo econômico na era neoliberal, a mentira e a imaginação no relato jornalístico. O autor, Prof. Bernardo Kucinski, graduado originalmente em física, que faz e ensina jornalismo por opção e com competência, com ampla experiência profissional relacionada à reflexão e à pesquisa, oferece essa coletânea importante, contendo nove ensaios escritos entre 1998 e 2004.