A clonagem de animais, o consumo de alimentos transgênicos, o uso de células-tronco embrionárias, esses e outros assuntos ligados à Biologia Celular e à Genética fazem parte do nosso cotidiano, porém muitas vezes são abordados por especialistas de forma pouco compreensível à maioria das pessoas. Numa linguagem acessível e objetiva, este livro busca aproximar do grande público temas atuais e polêmicos sobre a manipulação das céluas e do material genético.
André Luís Laforga Vanzela é bacharel em Ciências Biológicas e mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina, com doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo. É professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina desde 2001, onde ministra aulas de Biologia Celular, Genética e Especiação Vegetal.
Rogério Fernandes de Souza é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Londrina, com doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo. É professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina desde 1993, onde ministra aulas de Genética e Evolução.
Obra original resultante de estudo interdisciplinar que apresenta os "saberes da experiência" produzidos no cuidado-de-si por portadores de diabetes mellitus. A riqueza destes conhecimentos práticos é contrastada com as competências requeridas para o autocuidado, estabelecidas por especialistas, enquanto um olhar da Ciência e da Clínica. O autor discute que a complexidade do cuidado de condições de cronicidade, como o diabetes, requer um constante diálogo entre estes saberes da experiência e o conhecimento técnico-científico.
Os autores e colaboradores analisam o comportamento e as alterações do sistema cardiovascular perante as várias técnicas anestésicas, os medicamentos associados a elas e as condições de grupos especiais de pacientes que necessitam de anestesia. Por seu alto nível científico, este livro fornece instrumento de inegável valor para todos os profissionais e estudiosos dos campos de anestesiologia, cirurgia cardíaca, terapia intensiva e áreas associadas.
Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1952, como reconhecimento ao seu trabalho humanitário, Albert Schweitzer perpassa neste relato os primeiros anos como médico e missionário em Lambaréné, cidade do atual Gabão. Suas experiências na selva nos aproximam, assim, de um homem que abriu mão de sua posição de professor e renomado musicista na Alemanha para se aventurar no desconhecido em plena época colonialista. Este livro reapresenta para o público brasileiro uma trajetória humanista de valor universal e sem paralelo.
Este volume contribui para a discussão sobre a utilidade científica das práticas populares e tradicionais de saúde, propondo a sua associação à medicina moderna. Nesse sentido, diferencia as plantas medicinais das tóxicas, explica como elas funcionam e seus contextos de uso no universo popular, tradicional e oficial. Traça ainda um panorama atual do uso de plantas medicinais e da fitoterapia como medicina complementar e integrativa.
Sem a pretensão de esgotar o tema, a proposta deste livro é percorrer as estruturas, as dinâmicas e o funcionamento dos planos e seguros de saúde no país. Procura-se assim esclarecer, tanto para o profissional da saúde quanto para o público em geral, algumas das típicas complexidades desses serviços, cada vez mais presentes em nossa vida diária.