Estudo da equação de Schrödinger
O presente livro explora o uso de supersimetria em Mecânica Quântica, envolvendo aspectos ligados ao formalismo e sua aplicação na solução da equação de Schrödinger. O texto procurou seguir os tópicos relacionados ao tema em que o autor deu a sua contribuição; além de indicar alguns resultados novos, notadamente no que se refere ao uso do Método Variacional em sistemas confinados e para estados excitados.
Autor deste livro.
Este livro discute qual o conteúdo de Matemática é mais desafiador e tem mais significado para os alunos. Como a disciplina é cercada pelo mito da dificuldade, o autor se valeu do xadrez como recurso didático para gerar situações prazerosas que desenvolvessem o gosto pelas experiências matemáticas. O xadrez é utilizado como exemplo de um recurso para ensinar conceitos e procedimentos matemáticos que sirvam também de objeto de estudo para a reflexão sobre pesquisas que possam ser feitas em outras áreas do conhecimento. Computadores, vídeos, jogos, lousa e giz são vistos como caminhos igualmente válidos, desde que sejam investigados em profundidade para entender o que cada um deles pode oferecer ao ensino da Matemática.
Este livro, com foco histórico na relação entre arte, ciência e tecnologia, é o resultado do esforço coletivo de especialistas internacionais em muitas disciplinas, atuantes em variados campos de conhecimento, atendendo ao convite recebido para realizar uma publicação no Brasil, somada a outras publicações internacionais, em diversos formatos de textos e material multimídia e em línguas diversas, organizadas pelo International Publication Committee, presidido por Roger Malina, ligado ao evento que se realizou em 2005, REFRESH! The First International Conference on the Histories of Media, Art, Science and Technology, com curadoria-geral de Oliver Grau. A antologia inclui convidados especiais que são referência histórica da relação entre arte, ciência e tecnologia no Brasil. O objetivo é colocar na história da arte, em nosso país, os elementos necessários e as estratégias que configuram as teorias desse campo de conhecimento, bem como artistas, instituições, tipos de documentação, a relação com os espaços de exposição/museus e coleções, metodologias adequadas ao estudo, especialmente pelas abordagens historiográficas, discussão de problemas científicos e as influências recíprocas nas trocas entre arte, ciência e tecnologia.
A principal investigação deste livro é: como conceber fenomenologicamente a realidade dos objetos matemáticos? Ela se insere no seio da Filosofia da Educação Matemática, nas regiões da Matemática e da Educação Matemática, focalizando a investigação fenomenológica da Aritmética e da Geometria. Nesse sentido, reforça a tarefa da Filosofia da Educação Matemática de manter vivo o movimento de ação/reflexão/ação nas atividades realizadas e atualizadas em Educação Matemática de ensino e de aprendizagem no âmbito escolar, no cotidiano ou nas políticas públicas da Educação.
Computabilidade e lógica tornou-se um livro de referência em sua área por apresentar, de maneira acessível, questões complexas do estudo de lógica. Seus capítulos cobrem não apenas os tópicos básicos de um curso intermediário sobre o assunto, como os teoremas de incompletude de Gödel, mas também um amplo leque de tópicos adicionais, como a teoria da computabilidade de Turing e o teorema de Ramsey.
Neste livro, os autores desenvolvem um estudo introdutório, porém detalhado, sobre Análise Complexa (ramo da Matemática que investiga as funções holomorfas) e algumas de suas aplicações. Nesse sentido, apresentam o corpo dos números complexos, exploram as funções complexas de uma variável complexa, exibem parte da teoria das funções analíticas e parte da teoria de integração complexa. Além disso, são demonstrados importantes resultados, tais como o Teorema de Cauchy, o Teorema de Taylor, o Teorema dos Resíduos, entre outros igualmente relevantes. Como aplicação dessa teoria, destacam a utilização do Teorema dos Resíduos para determinar a transformada inversa de Laplace de uma função F(s). Para a leitura do texto, é importante que o leitor tenha conhecimento dos conceitos de limite, continuidade, derivada ordinária e parcial, integral, sequências numéricas e séries. Os conceitos de integral real e de integral de linha no plano foram brevemente revisitados aqui para melhor entendimento das integrais de funções complexas.