Carga horária: 39 horas
Presencial
Data: Dia 05/04/2015 ao 17/06/2015
Produtores gráficos, designers de mídia impressa, compradores e vendedores de serviços gráficos, editores, assistentes editoriais, bibliotecários, empreendedores e futuros empreendedores, estudantes de arte, design, arquitetura, comunicação e editoração.
A anatomia do livro. O processo de produção, suas variáveis e mecanismos de controle. A pré-impressão – texto e imagem; fotografia, ilustração, softwares de editoração eletrônica e tratamento de imagens. Fotolitos e provas, sistemas analógico e digital (CTP/DTP). A impressão: sistemas, papéis e tintas de impressão. Impressão em baixas tiragens (on demand). O acabamento: formatos, montagem dos cadernos, colecionamento e encadernação, acabamentos especiais. Critérios para avaliação da qualidade do produto. Critérios de escolha de fornecedores de material e serviços gráficos.
Fornecer elementos para o conhecimento básico do processo de produção do livro, destacando as várias etapas desse processo, sua interrelação e a importância do controle em cada uma delas para a qualidade do produto.
Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios.
A partir de 25 de março, a cada 4ª. feira, estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (17 de junho de 2015).
No dia 24 de março, os inscritos receberão um e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma do curso (login, senha, etc.).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma:
1. realizar as atividades sugeridas;
2. realizar 70% do total de exercícios indicados durante as aulas.
Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.
ATENÇÃO!!!
Para realizar boa parte dos exercícios propostos ao longo do curso de Produção Gráfica Editorial, é necessário manusear diretamente alguns livros que possuem características específicas abordadas nas aulas. Assim, escolha 01 livro de cada um dos grupos de obras que se seguem (G1, G2, G3, G4 e G5) e componha um conjunto de 05 títulos que irá subsidiar suas atividades. Todas as obras de um mesmo grupo possuem características afins para os objetivos visados pelo curso, por isso não podem ser repetidas obras de um mesmo grupo na organização do conjunto. Uma vez selecionadas as obras e fechado o conjunto, tanto você pode adquiri-las numa livraria de sua cidade quanto pode comprá-las em livrarias virtuais, voltadas ao e-commerce (sugestão de sites de livrarias virtuais: www.saraiva.com.br; www.livrariacultura.com.br; www.siciliano.com.br; www.submarino.com.br )*. Ou, se for mais conveniente para você, pode simplesmente não comprar as obras, limitando-se a manuseá-las em livrarias ou bibliotecas de sua cidade. O importante é o contato sensorial com esses livros.
Exemplo de conjunto de obras para realização dos exercícios:
1. Angry birds – Os azuis (obra selecionada de G1)
2. Menino Drummond (obra selecionada de G2)
3. Dicionário de um banana 7 – Segurando vela (obra selecionada de G3)
4. Inveja (obra selecionada de G4)
5. Seu guia passo a passo Paris (obra selecionada de G5)
Clique aqui para baixar a planilha dos livros.
(*) Caso você opte por fazer a compra dos livros que compõem o conjunto básico necessário para o curso na Livraria da Unesp (contato com a Sra. Maria Antonia pelo e-mail: livraria@editora.unesp.br ou pelos telefones: (11) 3107-2623, 3242-7171/ramal 102), poderá adquiri-los com um desconto especial, concedido exclusivamente para os alunos participantes do curso.
Márcia Signorini
Arquiteta, mestre e doutora pela FAU-USP, especializada em tecnologia gráfica e controle de qualidade. Diretora da Signorini Produção Gráfica, empresa de assessoria na área de produção gráfica editorial.