Carga horária: 8 horas
Presencial
Data: Dia 06/04/2015 ao 07/04/2015, das 18:00 às 22:00
Editores, assistentes editoriais, editores de texto, autores, ilustradores, designers, jornalistas, estudantes de letras, de produção editorial, de jornalismo, de design e áreas afins, professores, bibliotecários e demais interessados.
1. Momentos da história da literatura juvenil brasileira.
2. Concepções, características e funções da literatura juvenil.
3. Linha editorial — prospecção, seleção, aprovação e contratação — títulos nacionais e estrangeiros.
4. Projeto de edição de livro juvenil. Parceria: autores — editores de texto e arte — ilustradores.
5. Aspectos relevantes na edição de texto e de arte/ilustração. Superação de possíveis conflitos.
6. Implicações na edição de livros juvenis nacionais e traduzidos. O fenômeno da faixa “Jovens Adultos”.
7. Estudos de casos. Análise de algumas séries e livros independentes significativos.
8. Abrindo janelas – Mercados: escolar / livreiro / institucional / digital — perspectivas.
Discutir e analisar experiências editoriais brasileiras na área de livros juvenis.
Observar os procedimentos de edição de livro juvenil, considerando as implicações entre a edição de texto e de arte desde a fase da prospecção até a comercialização.
Estudar algumas séries e alguns livros independentes para refletir sobre as tendências de hoje e as possibilidades de amanhã.
Jiro Takahashi
Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou também na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil, Ediouro e Editora Prumo/Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990. E mestre em letras pela Universidade de São Paulo, lecionando nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, do Unibero/Kroton, na Faculdade Paulista de Artes e em cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.