Carga horária: 6 horas
Presencial
Data: Dia 18/10/2012 ao 19/10/2012, das 18:00 às 21:00
Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de Comunicação, Editoração e Jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.
- Segmentação editorial: visão geral, histórico e tendências.
- Identificação de nichos editoriais; criação de linhas editoriais, passo a passo.
- As particularidades da produção de livros para cada segmento de mercado. Estudo de casos.
- Avaliação de resultados; tendências e perspectivas.
A partir de análise de dados do mercado de livros, identificar e caracterizar os seus vários segmentos. Discutir a criação e o planejamento de linhas para alguns segmentos específicos. Verificar os passos para a produção de livros para segmentos específicos. Avaliar os resultados e discutir as tendências.
Jiro Takahashi
Trabalha no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática como datilógrafo de originais, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro do Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Clube do Livro, Editora do Brasil, Ediouro e Editora Prumo, onde está atualmente. Em 1990 fundou a Editora Estação Liberdade. É mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, tendo lecionado por 30 anos nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, do Unibero, e em cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.