Carga horária: 09 horas
Presencial
Data: Dia 10/06/2014 ao 13/06/2014, das 18:00 às 21:00
Profissionais de todas as áreas de editoras que desejam dominar técnicas de redação publicitária para elaboração de textos mais sedutores e sintonizados com seu target, jornalistas, publicitários, redatores, revisores, estudantes de letras, comunicação, jornalismo, publicidade e demais interessados.
• Pensamento criativo e discurso publicitário
• Polissemia, formas fixas, clichês, funções da linguagem
• Título, subtítulo, intertítulo e slogan
• O texto publicitário clássico (dissertativo)
• O texto publicitário em constelação semântica
• O texto publicitário em constelação temática
• O texto publicitário em constelação narrativa
• Prática de criação e recriação da linguagem publicitária
• Verificação (revisão dos objetivos do texto)
1. Partilhar com os interessados conhecimentos sobre o discurso publicitário e táticas de comunicação adotadas pelas agências de propaganda.
2. Estimular a criatividade direcionada para a criação e redação publicitária, reduzindo o bloqueio e a auto-censura dos participantes.
3. Ensinar técnicas fundamentais para a criação de textos com linguagem publicitária e sua adaptação para o material interno e/ou externo (anúncios, folhetos, outdoors, cartazes, comunicados internet/intranet etc.).
1. Exposição teórica do conteúdo.
2. Atividades práticas de estimulação e sensibilização criativa.
3. Dinâmicas de desbloqueio individual (utilização de músicas, vídeos e textos técnicos e/ou literários) e em equipe (brainstorms).
4. Exercícios de redação publicitária.
5. Material didático e leituras.
João Anzanello Carrascoza
• Redator com mais de 25 anos de experiência, tendo atuado na ADAG, Young&Rubicam e JWT, entre outras agências de propaganda.
• Mestre e Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professor titular das disciplinas Redação Publicitária II e III.
• Docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo” da ESPM-SP, no qual é responsável pela disciplina História das Estratégias Publicitárias.
• Escritor com 20 livros publicados – 7 coletâneas de contos, 4 romances para jovens, 5 novelas infantis e 4 obras didáticas sobre criação e redação em propaganda: A evolução do texto publicitário, Redação publicitária, Razão e sensibilidade no texto publicitário e Do caos à criação publicitária.