Ações inovadoras digitais no negócio editorial

Carga horária: 6 horas
Presencial
Data: Dia 04/07/2011 ao 05/07/2011, das 18:00 às 21:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, editores-assistentes, produtores editoriais, publicitários, jornalistas, professores, designers, bibliotecários, estudantes de comunicação e editoração, letras e jornalismo, empresários das áreas editoriais e afins, demais interessados.


Conteúdo

A crescente penetração das tecnologias digitais em todos os âmbitos da vida humana na última década tem causado transformações sociais sem precedentes na nossa história que afetam todas as áreas do conhecimento. O negócio editorial não é exceção. O ambiente hiper conectado e informacional que a internet e os dispositivos móveis nos oferecem trazem inúmeras novas oportunidades para oferecer conteúdos adequados aos diversos públicos nesse novo cenário. No entanto, o novo contexto também traz novos desafios que precisam ser considerados na atuação nesse mercado em transformação. O jogo mudou e é necessário conhecer as novas regras para participar. Esse curso visa familiarizar o participante com o cenário digital atual e as tecnologias emergentes que afetam o negócio editorial, bem como discutir o futuro desse mercado e estratégias de negócio nesse novo contexto digital. Para tanto, serão apresentados conceitos e fenômenos relacionados à transformação digital do mercado bem como cases ilustrativos com ações inovadoras usando tecnologias digitais.

 

NOITE 1: Tendências Tecnológicas & Transformação Digital

Nesse primeiro dia de curso, focaremos nas transformações sociais e de mercado que ocorreram na última década e continuam a ocorrer, de forma a familiarizar o participante com as novas tecnologias disponíveis e as tendências futuras. Os tópicos abordados são:

- O tempo real e a explosão do conteúdo

- A fragmentação das mídias e dos públicos

- A economia da Atenção

- A mobilidade como principal tendência

- A busca digital e a transformação no acesso à informação

- A ascensão das redes e mídias Sociais e sua consequência no mercado

- O novo consumidor, leitor, usuário

- Novas plataformas digitais

 

NOITE 2: O impacto do digital no negócio editorial

Na 2a noite focaremos nas transformações que o digital causa no negócio editorial e que estratégias podem ser adotadas para atuar nesse novo cenário. São discutidos também o futuro do livro e das tecnologias digitais e oportunidades emergentes. Os tópicos abordados são:

- Cultura da convergência & Cross-mídia

- Integração de mídias tradicionais e digitais (QRcode, realidade aumentada, etc.)

- Filtros e validações

- Curadoria de Conteúdos

- A ascenção da multi-tarefa

- Influências da mudança do comportamento social

- Transformações na educação

- O futuro do livro

- Reflexões finais


Objetivos

Atualizar os profissionais e futuros profissionais da área editorial e setores afins, com os novos desafios que as mudanças tecnológicas colocam para a indústria destes setores.


Martha Gabriel

Engenheira(Unicamp), pós-graduada em Marketing(ESPM), pós-graduada em Design Gráfico (Belas Artes, SP), mestre e doutoranda em Artes(ECA/USP). CIOda NMD New Media Developers, ganhadora de 11 Prêmios iBestentre 1998 e 2005 como desenvolvedores web. Professorade cursos de MBAda BSPBusiness School São Paulo e UFPRUniversidade Federal do Paraná. Coordenadora do curso Estratégias de Marketing Digital na ESPM. Palestranteinternacional e autorade artigos em diversos congressos na área de tecnologia, marketing e arte nos USA, Europa e Ásia, tendo apresentado mais de 40 palestras no exteriore recebido três prêmios de melhor palestra em congressosnos USA (2003, 2004 e 2008). Artistacom trabalhos participando de exposições no Brasil e exterior, como: FILE, Videobrasil, FIAT Mostra Brasil, Nokia Trends, SIGGRAPH, CHI, UPA, Chain Reaction, ISEA, Bienal de Florença(premiada), Technarte, entre outros. Reviewerda LEA Leonardo Electronic Almanac, MIT, 2005, e do Networked Book, Turbulence.org, 2009. Colunista do IDGNow!sobre Marketing Digital e do portal Cidade Marketingsobre Redes Sociais. Autora de três livrosde marketing digital, sendo o mais recente "Marketing na Era Digital", Ed Novatec, 2010. Agraciada com o patrocínio "Intelecto Digital" em 2010pela Locaweb. Site pessoal em www.martha.com.br / Twitter: @marthagabriel.