Carga horária: 7 horas
Presencial
Data: Dia 11/03/2014 ao 12/03/2014, das 18:00 às 21:30
Editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração e jornalismo, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras, bibliotecários e demais interessados.
1. Razões de ser uma pequena editora: seu espaço no mercado editorial. As oportunidades e os riscos gerais.
2. Cuidados editoriais e mercadológicos para a montagem de uma pequena editora: planejamento, foco editorial, livros impressos e/ou digitais.
3. Cuidados legais e administrativos para a montagem de uma pequena editora.
4. As particularidades de funcionamento de uma pequena editora: projetos editoriais, divulgação e distribuição. Estudo de casos.
5. Simulação de algumas etapas de funcionamento de uma pequena editora. Perspectivas e possibilidades.
A partir de análise da experiência de algumas pequenas editoras com papel destacado no mercado editorial brasileiro e internacional, caracterizar e listar os cuidados para a montagem e a manutenção de uma pequena editora.
Discutir as razões de ser uma pequena editora e seu papel dentro do mercado editorial, analisando as oportunidades e as dificuldades de seu funcionamento.
Avaliar os resultados e discutir as tendências.
Jiro Takahashi
Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ediouro e Editora Prumo, onde está atualmente. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990. E mestre em letras pela Universidade de São Paulo, tendo lecionado por 30 anos nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, do Unibero, e em cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.