Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: Dia 15/04/2013 ao 18/04/2013, das 19:00 às 22:00
Curso voltado para profissionais do mercado editorial que não estejam familiarizados com os fundamentos de Contabilidade e Finanças, ou que não tenham experiência no mercado editorial.
Profissionais das áreas financeira, marketing e comercial de editoras, editores, editores-assistentes, estudantes de comunicação e de marketing, bibliotecários, livreiros, profissionais e futuros profissionais da área editorial e de livrarias, jornalistas, empreendedores e futuros empreendedores, demais interessados.
A gestão financeira de uma editora é de responsabilidade de todos os envolvidos na publicação de um livro. Seja o profissional na área editorial, no marketing, ou em qualquer outro departamento da empresa.
Todos tomam decisões que impactam os resultados. Afetando as suas receitas, seus custos e o retorno sobre o investimento.
As variáveis que impactam os resultados de um negócio são muitas e nenhuma delas deve ser desprezada.
Alguns tópicos apresentados:
. Balanço Patrimonial
. DRE
. Gestão do fluxo de caixa
. Análise de rentabilidade de um livro
. Como calcular o preço de um produto
. Quanto esperar de retorno
Apresentar os principais conceitos econômicos e financeiros que afetam o negócio do livro.
Apresentação de diversos cases para facilitar o entendimento. Fornecimento de planilhas que auxiliarão o profissional a tomar decisões mais sólidas.
André Luís Castro
Formado em Ciências Contábeis pela UFRJ, MBA em Finanças Corporativa no IBMEC, MBA em Management pelo IAG-PUC/RJ, trabalhou na Ediouro de 1995 a 2010, onde foi Diretor Executivo da Ediouro Livros. Atualmente é Publisher da HSM Editora.