Carga horária: 9 horas
Presencial
Data: 20 a 22 de outubro de 2015 - das 18h30 às 21h30
Editores, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, escritores, bibliotecários, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados.
1. As etapas da produção editorial.
2. Texto e contexto. Os problemas de comunicação.
3. Os níveis de intervenção editorial.
4. Coesão e coerência.
5. Os usos especiais do verbo, a formação do imperativo, o emprego do subjuntivo, a flexão do infinitivo pessoal.
6. Pronomes retos e oblíquos no português do Brasil.
7. Regência verbal.
8. O uso dos artigos.
9. Que, por que, porque, porquê.
10. Os clichês e outras questões de linguagem.
Levantar os problemas gramaticais mais frequentes na produção, na preparação e na revisão de textos editoriais de ficção e não ficção. Discutir esses problemas gramaticais e solucioná-los de acordo com a norma, o contexto e o manual de estilo adotado pelas editoras.
Formada em Letras, trabalha no mercado editorial desde 1988. Começou a carreira como revisora, no Círculo do Livro, trabalhou como tradutora e preparadora autônoma e durante três anos coordenou alguns canais de conteúdo no serviço de internet da AOL Brasil. Foi editora-executiva da Editora Alaúde, que publica livros de não ficção, e de seu selo de literatura, o Tordesilhas. Apaixonada por livros e pelo trabalho de editar textos para publicação, nos últimos anos descobriu uma nova paixão: ensinar o ofício a quem se dispõe a aprendê-lo.