Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: 27 a 30 de outubro de 2015 - das 18h30 às 21h30
Gerentes, coordenadores e editores de conteúdo das áreas de Comunicação, Marketing e Vendas, jornalistas, estudantes de Comunicação e Marketing, profissionais do mercado editorial e demais interessados.
Mídias sociais no mercado editorial
Definição de alguns conceitos básicos de mídias sociais e como se relacionam com as disciplinas de Marketing e Comunicação (posicionamento, diferenciação, mapeamento e segmentação do público-alvo, entendimento da jornada do consumidor, canais de atuação); de que forma o cenário do mercado editorial, os objetivos da organização e a atuação dos concorrentes interferem na estratégia de mídias sociais (como interpretá-los e realizar um diagnóstico a partir da matriz SWOT).
Metodologia de planejamento estratégico de mídias sociais: teoria e prática
Apresentação de metodologia para criação de planejamento estratégico de mídias sociais para empresa e/ou produto do mercado editorial e exercício em sala com acompanhamento dos facilitadores.
Passo a passo para uma gestão de mídias sociais eficaz
Entendimento de cada uma das etapas para se colocar a estratégia de mídias sociais em prática no dia a dia (canais, editorias, grade de atualização, definição de papéis e responsáveis); a importância de se ter um relatório integrado para tomada de decisão e revisão da estratégia inicial.
Estudos de casos: boas práticas e lições aprendidas
Análise de casos do segmento editorial para identificação de boas práticas e lições aprendidas.
Proporcionar aos participantes conhecimentos de mídias sociais e sua aplicação no segmento editorial, no intuito de mostrar como elas se conectam com os objetivos e com a estratégia de marketing e comunicação da organização e como podem trazer resultados efetivos para o negócio se realizadas com planejamento estratégico e gestão eficaz. O curso pretende articular teoria e casos do mercado e, a partir de exercícios, capacitar os participantes a desenharem e colocarem em prática estratégias efetivas de atuação em mídias sociais.
Jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, cursando MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios na FGV. Trabalhou para grandes agências liderando projetos de comunicação e marketing digital em instituições públicas e privadas, nacionais e multinacionais, foi consultora sênior da TerraForum Consultores - hoje Globant Brasil -, gerente responsável pela área de Mídias Digitais da editora Cosac Naify e professora convidada do Senac São Paulo, responsável pela disciplina “Consumo e circulação audiovisual” na Pós-Graduação Lato Sensu em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio. É sócia-diretora da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence.
Jornalista pela Unesp, foi repórter no jornal DCI e acumula 15 anos de experiência em Comunicação e Marketing, com ênfase na área digital. Atuou em grandes agências de comunicação corporativa, como CDN e Burson-Marsteller, para organizações nacionais e internacionais de vários segmentos, como Ford, Peugeot, Intel, HP, Accenture, McDonald’s, Walmart, Electrolux, Gol e TAM Linhas Aéreas, BM&FBovespa, Odebrecht, Bayer, Vale, Votorantim e Sebrae-SP. É sócia da Soneto – Inteligência Criatividade Resultados, consultoria e agência especializada em projetos de estratégia e business intelligence.