Carga horária: 3h30
Presencial
Data: Dia 25/08/2014, das 18:30 às 22:00
Profissionais das áreas de planejamento estratégico, gerenciamento, departamento editorial e empreendedores do mercado editorial e de outros mercados que possam se interessar por oportunidades de parcerias com o mundo do livro.
1. Cenário do mercado editorial em geral.
2. Cases do mercado editorial alemão e internacional.
3. Melhores práticas no desenvolvimento de novos modelos de negócios.
4. Debate sobre a implementação desses novos modelos de negócios no Brasil.
Definitivamente muitas mudanças surgiram nos últimos anos no mercado editorial. Talvez a mais citada e discutida seja o advento do livro digital, mas não só ele especificamente. Outras indústrias estão colocando seu pé também neste mercado; parcerias têm surgido. Mais recentemente, uma série de aquisições e fusões também mudou – e continua mudando – o cenário do mundo do livro. O workshop pretende apresentar experiências, ideias e cases que apontarão tendências e novas oportunidades num mundo de negócios que se amplia e expande a cada dia.
Visão geral das principais mudanças do mercado e das indústrias com as quais o mercado editorial tem feito parceiras e desenvolvido negócios. O workshop também apresentará exemplos práticos dessas parcerias e oportunidades. Além disso, o palestrante internacional discutirá com um editor brasileiro as ideias e exemplos apresentados e a viabilidade de sua implementação no mercado nacional.
Colin Lovrinovic
Gerente digital com 8 anos de experiência em negócios de mídia no currículo. Além de se graduar em Negócio da Música e concluir um mestrado em Gerenciamento de Música & Indústrias Criativas, ele trabalhou em departamentos de marketing de empresas como Amazon, Red Bull e Universal Music.
Antes de começar a trabalhar para a editora independente Bastei Lübbe (http://www.luebbe.de), ele dirigiu o licenciamento global do primeiro serviço de assinatura de músicas da Alemanha, o Simfy, onde trabalhou em parcerias estratégicas com marcas líderes como Coca-Cola e ISP Telefónica O2.
Marcus Vinicius B. Alves
Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Mercadologia pela FAAP, e pós-graduado em E-Business pela Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas do SENAC-SP. Atua como consultor de estratégia empresarial e editorial no mercado brasileiro de publicações e do setor gráfico, e recentemente desempenhou a função de Publisher-CSO na Yendis Editora Ltda. Na editora, trabalhou no desenvolvimento da plataforma própria da empresa para distribuição de conteúdo, Roda da Educação. Anteriormente, atuou como Publisher por 16 anos da Editora Senac São Paulo, que foi a primeira editora brasileira a incluir todo o seu catálogo de publicações no Google Book Search.