Carga horária: 3 horas
Presencial
Data: Dia 28/03/2014, das 18:30 às 21:30
Editores, editores-assistentes, redatores, autores, jornalistas, revisores, preparadores de texto, copidesques, professores, publicitários, estudantes de letras, comunicação e jornalismo e demais interessados.
Prof. Evanildo C. Bechara: “Uma visão sincera do Acordo Ortográfico”:
A comunicação vem por objetivo examinar os pontos positivos do novo Acordo Ortográfico de 1990, discutindo as críticas de que tem sido objeto na imprensa. Partindo de uma exposição didática, vincula-se o Acordo principalmente ao sistema ortográfico português, vigente ali desde 1945. Na oportunidade, ressaltar-se-á o conjunto de propostas descabidas, em contraste com os méritos da proposta de 1990.
Prof. Francisco Platão Savioli: “Uma visão crítica do ensino de língua”:
São procedentes as críticas segundo as quais o ensino de Gramática no Brasil pouco tem contribuído para melhorar o desempenho em leitura e produção de textos.
Mas essas críticas afetam o modo de fazer e não a natureza mesma da Gramática, entendida como o conjunto de princípios geradores das regularidades sem as quais língua alguma funciona.
A escola brasileira tem-se restringido à descrição de formas e mecanismos linguísticos e à prescrição de normas da língua padrão.
O ensino de Gramática pode fazer muito mais...
Profa. Maria Helena de M. Neves: “Uma visão consciente do uso linguístico”:
A relação da comunidade de uma língua com o seu próprio uso linguístico revela, em geral, uma forte consciência de que a sociedade representa uma instância de julgamento do modo de produção de cada usuário, trate-se da produção escrita trate-se da falada. Essa noção de que existe uma norma linguística (sempre impalpável, e por isso mesmo ameaçadora), se, por um lado pode incentivar uma fecunda imersão no modo de fazer a linguagem, por outro lado pode conduzir perigosamente o entendimento do que seja o bom uso da língua, inibindo a criatividade, especialmente na escrita.
Prof. Evanildo C. Bechara
Professor Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense. Doutor honoris causa da Universidade de Coimbra. Autor de duas dezenas de livros, entre os quais a Moderna Gramática Portuguesa, a Gramática Escolar da Língua Portuguesa, e o Minidicionário da Língua Portuguesa. Implantou o novo Acordo Ortográfico na 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da ABL. Quinto ocupante da Cadeira nº 33 da Academia Brasileira de Letras. Membro titular da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas, do Círculo Lingüístico do Rio de Janeiro. Membro da Société de Linguistique Romane e do PEN Clube do Brasil. Sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. Professor do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português. Diretor da revista Littera (1971-1976) – 16 volumes publicados; da revista Confluência (1990-2010) – até agora com 38 volumes publicados. Foi eleito por um colegiado de educadores do Rio de Janeiro, com apoio da Folha Dirigida, uma das dez personalidades educacionais de 2004 e 2005. A convite da Nova Fronteira integra o Conselho Editorial dos diversos volumes do Dicionário Caldas Aulete.
Prof. Francisco Platão Savioli
Bacharel em Latim, Linguística e Português, licenciado em Português, Mestre em Linguística e Doutor em Linguística e Filologia Românica - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP).
É professor, autor e supervisor de Português do Sistema Anglo de Ensino (Abril Educação). É autor de: Gramática em 44 lições: compêndio para o 2º grau e primeiros anos do curso superior; Para entender o texto (coautoria com Prof. Dr. José Luiz Fiorin); Lições de texto: leitura e redação (coautoria com Prof. Dr. José Luiz Fiorin); Gramática e texto (coleção didática para as três séries do Ensino Médio do Sistema Anglo de Ensino e Manual do Candidato ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (coautoria com Prof. Dr. José Luiz Fiorin). Elaborou um curso de Português em dois semestres intitulado: Língua Portuguesa: revisão de texto I e II – Curso: Editoração – Depto. de Jornalismo e Editoração; Escola de Comunicações e Artes da USP.
É assessor da UNESCO, na área de Linguagens e Códigos para elaboração de protótipos curriculares de Ensino Médio: Currículo Integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora - organizado por Marilza Regattieri e Jane Margareth Castro – Brasília: UNESCO, 2013. 456p.
Profa. Maria Helena de Moura Neves
É professora Emérita da UNESP, doutora em Letras Clássicas (USP) e livre-docente em Língua Portuguesa (UNESP) e pesquisadora nível 1A no CNPq. Atua na Pós-Graduação em Letras da UPM e da UNESP-Araraquara. Desenvolve trabalhos em Teoria e Análise Linguística, especialmente nos temas Texto e gramática e História da gramática. É autora, entre outros livros, dos livros: A gramática passada a limpo, 2012; Guia de uso do português, 2012 [2003]; Gramática de usos do português, 2011 [2000]; Texto e gramática, 2011 [2006]; Ensino de língua e vivência de linguagem, 2010; Gramática na escola, 2010 [1990]; Que gramática estudar na escola?, 2009 [2003]; A vertente grega da gramática tradicional. Uma visão do pensamento grego sobre a linguagem, 2005; A gramática: história, teoria e análise, ensino, 2002; A gramática funcional, 2001 [1997]; É coautora dos dicionários: Dicionário grego-português (5 volumes, 2006; 2007; 2008; 2009; 2010), do qual foi também uma das 3 coordenadoras; Dicionário UNESP do Português Contemporâneo, 2005; Dicionário de usos do português, 2002; Dicionário gramatical de verbos do português contemporâneo do Brasil, 1997 [1990]; do Dicionário documentado do Português do Brasil (Ed.UNESP, no prelo). Com R. Ilari, coordenou o volume II (2008) da série Gramática do Português culto falado no Brasil.