Carga horária: 9
Presencial
Data: Dia 18/05/2011 ao 20/05/2011, das 18:00 às 21:00
Editores, editores-assistentes, jornalistas, professores, designers, produtores, estudantes de comunicação e editoração, letras e jornalismo, revisores, tradutores, empresários e demais interessados.
Esfera de autoria
a. Autor
b. Ghostwriter
c. Organizador
d. Editor/redator
Esfera de edição
a. Editor e assistentes
b. Tradutor
c. Fazedor de índices e similares
d. Prefaciador
e. Parecerista
f. Capista
Esfera de conteúdo digital
a. Coordenador e assistentes
b. Gerador e editor de conteúdo
c. Programador
d. Designer
e. Videomaker
Esfera de produção editorial
a. Produtor editorial e assistentes
b. Preparador
c. Pesquisador iconográfico
d. Revisor
e. Revisor técnico
Esfera de produção gráfica
a. Produtor gráfico e assistentes
b. Designer gráfico
c. Diagramador
d. Ilustrador
e. Mapista
Esfera de marketing
a. Marqueteiro
b. Assessor de imprensa
c. Webmaster
Esfera comercial
a. Chefe de vendas
b. Vendedor
c. Divulgador
Esfera de contratos
a. responsável por direitos autorais
O mercado editorial anda aquecido: a cada ano surgem novas editoras, muitas antigas se fundem em conglomerados e as tradicionais tendem a ser compradas por multinacionais. Em termos de empregos e oportunidades de trabalho, isso significa movimentação, vagas abertas, possibilidades de frilas os mais variados e até novas carreiras surgindo.
Nesse curso, serão analisadas as várias esferas de trabalho em editoras de livros e as ofertas tanto para empregados quanto para freelancers e empresas prestadoras de serviços; os conhecimentos obrigatórios e desejáveis para se dar bem em cada uma delas; quais as melhores atitudes em relação a tempo, hierarquia, disciplina nesse mundo de mudanças rápidas e exigências estressantes; as tradições e manias do meio editorial; e as novíssimas oportunidades de trabalho ainda não preenchidas pelo mercado.
Laura Bacellar
Trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou cinco clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankestein e Rei Artur, para a editora Scipione e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras.