Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: Dia 19/01/2015 ao 22/01/2015, das 18:00 às 21:00
Editores, publishers, futuros empreendedores de área cultural e outros profissionais do setor editorial – editores-assistentes, produtores, designers, profissionais de marketing e comercialização.
1. Premissas para a escolha de um foco editorial. Um plano de negócio específico para uma pequena editora.
2. Cuidados editoriais, legais, mercadológicos, administrativos e financeiros para a abertura de uma pequena editora.
3. Simulação de abertura de uma editora e a definição de um foco editorial.
4. Simulação de algumas etapas de funcionamento de uma pequena editora.
5. Perspectivas e possibilidades.
A partir de análise da experiência de algumas pequenas editoras com papel destacado no mercado editorial brasileiro e internacional, caracterizar e listar os cuidados para a montagem e a manutenção de uma pequena editora.
Analisar, discutir as oportunidades e as dificuldades para a abertura e o funcionamento de uma pequena editora, com ênfase na aquisição de títulos, produção diferenciada e na divulgação/marketing/comercialização.
Avaliar os resultados e discutir as tendências.
Jiro Takahashi
Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil, Ediouro e Editora Prumo/Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990. E mestre em letras pela Universidade de São Paulo, lecionando nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, do Unibero/Kroton, na Faculdade Paulista de Artes e em cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.