Os segredos do marketing do livro - Março 2015

Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: Dia 16/03/2015 ao 19/03/2015, das 18:00 às 21:00

Pedir Reedição

Público-alvo

Profissionais de marketing e da área comercial de editoras, editores, editores-assistentes, estudantes de comunicação e de marketing, bibliotecários, livreiros, profissionais e futuros profissionais da área editorial e de livrarias, jornalistas, assessores de imprensa, empreendedores e futuros empreendedores, demais interessados.


Conteúdo

O mercado brasileiro do livro: números, perfil do consumidor, tendências;
O que é marketing;
Evolução e crescimento da importância do marketing nas editoras;
Ciclo de vida de produto adaptado para os livros;
Cinema e as vendas dos livros. Cases: Meu nome não é Johnny; O leitor; Amor sem escalas e Instrumentos mortais;
O papel do editor no marketing dos livros;
Produto: como fazer um livro mais atraente para o consumidor;
Preço: mais que uma variável, uma eficiente ferramenta de marketing e conquista de mercado;
Distribuição: o grande gargalo do mercado e como fazer seu livro chegar ao leitor;
Os 3 elos da comunicação do livro: a força de vendas, o trade e o leitor;
O que é trade marketing e o crescente poder das redes de varejo;
Comunicação: assessoria de imprensa; eventos: da noite de autógrafos à Bienal; marketing off-line;
Marketing online, um divisor de águas na divulgação dos livros. Sites, Blogs, Facebook, Youtube, Twitter, Pinterest, Linkedin, o que é mais adequado para cada tipo de público e livro?
 


Objetivos

Possibilitar a visão geral do funcionamento do mercado e das ferramentas do marketing, aplicadas ao negócio do livro.


Bruno Zolotar
Publicitário formado pela Universidade Federal Fluminense com pós em Marketing e Produção Editorial pela PUC/RJ e Gestão de Negócios pelo IBMEC. Mais de 20 anos de experiência em marketing e vendas, em multinacional de bebidas e consultoria de marketing. Há mais de 7 anos é diretor de marketing do Grupo Editorial Record. Também é professor de marketing editorial da PUC/RJ e da Universidade Candido Mendes/RJ.