Problemas gramaticais frequentes na revisão de textos - Julho 2015

Carga horária: 9 horas
Presencial
Data: Dia 21/07/2015 ao 23/07/2015, das 18:30 às 21:30

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, preparadores, revisores, assistentes editoriais, jornalistas, professores, escritores, bibliotecários, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, tradutores, empreendedores e demais interessados.


Conteúdo

1. A função que pode ter o conhecimento gramatical na aplicação das normais editoriais para a produção, preparação e revisão de textos editoriais, de ficção e não ficção.

2. A função dos manuais de estilo das editoras: seus limites e suas abrangências na prática editorial. A importância de um projeto de texto.

3. Harmonização da forma e do conteúdo em textos editoriais. Coesão e coerência na sintaxe e semântica dos parágrafos e outras unidades de texto.

4. Como lidar com questões de concordância, colocação e regência.

5. O texto e o contexto. A pressão de fatores externos da produção de textos editoriais. 


Objetivos

Levantar e questionar a ocorrência dos problemas gramaticais mais frequentes na produção, preparação e revisão de textos editoriais de ficção e não ficção.

Discutir esses problemas gramaticais e solucioná-los de acordo com os limites e as abrangências das normas de redação adotadas pelas editoras.

Aplicar na prática editorial os princípios básicos de coesão e coerência nas relações entre as partes de uma unidade de texto.


Jiro Takahashi

Atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos, tendo participado da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros, etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Ed. do Brasil, Ediouro e Editora Prumo/Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990. E mestre em letras pela Universidade de São Paulo, tendo lecionado nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, do Unibero, na Faculdade Paulista de Artes e em cursos de pós-graduação em gestão empresarial da FECAP Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.