Produção Editorial - Formação a Distância

Carga horária: 45 horas
Presencial
Data: Dia 03/09/2012 ao 12/12/2012

Pedir Reedição

Público-alvo

Todos os interessados pelo mercado editorial (iniciantes) e profissionais em busca de atualização — editores, assistentes editoriais, preparadores, revisores, estudantes de comunicação, editoração, jornalismo, letras, empreendedores e futuros empreendedores, outros profissionais e futuros profissionais de editoras e bibliotecários.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios.

A partir de 03 de setembro, a cada 4a. feira, estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (12 de dezembro de 2012).

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, os inscritos receberão um e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma do curso (login, senha, etc.).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma:

1. realizar as atividades sugeridas;

2. realizar 70% do total de exercícios indicados durante as aulas;

3. fazer a Avaliação Final.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.


Conteúdo

São abordados no curso: o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora; as responsabilidades dos produtores editoriais; os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.); os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.); o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo, estes, entre outros tópicos fundamentais a serem levados em conta na busca da qualidade na elaboração de um livro.


Objetivos

Permitir ao aluno acompanhar em detalhe todos os passos da produção editorial e adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. O aluno, ao longo do curso, é levado a refletir sobre os principais aspectos e questões do processo de produção no contexto geral do funcionamento de uma editora, do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.


Laura Bacellar

Trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e dirigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou cinco clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankestein e Rei Artur, para a editora Scipione e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras.