Carga horária: 12 horas
Presencial
Data: Dia 27/05/2013 ao 28/05/2013, das 10:00 às 17:30
Empresários, advogados, editores, editores-assistentes, publishers, agentes, responsáveis por contratos e direitos autorais, autores, designers, ilustradores, tradutores, bibliotecários, jornalistas, produtores, estudantes de direito e demais interessados.
(Haverá tradução simultânea)
27/05/2013 – 2ª. feira
13h30 – Recepção dos inscritos
14h00 – Abertura
14h30 – Palestra I
Presente e futuro dos mercadores de cultura e os direitos autorais
John Thompson
Debatedor: Pablo Ortellado
Moderador: José Castilho Marques Neto
15h30 – Café
16h00 – Palestra II
Políticas públicas e direitos autorais
Allan Rocha de Souza
Debatedor: Breno Lerner
Moderador: João Luís Ceccantini
18h00 – Encerramento
28/05 – 3ª. feira
10h00 – Mesa Redonda I
Direitos autorais: panorama internacional – desafios e tendências
John Thompson
Eduardo Magrani
Luciana Villas-Boas
Moderador: Jézio Hernani Bomfim Gutierre
11h30 – Comentários e perguntas
12h30 – Intervalo para almoço
14h00 – Mesa Redonda II
Direitos autorais: panorama Brasil – desafios e tendências
Pablo Ortellado
Lúcia Riff
Breno Lerner
Moderadora: Maria Candida Del Masso
15h30 – Comentários e perguntas
16h30 – Lançamento livro Mercadores de cultura
17h30 - Encerramento
A Editora Unesp promove um franco debate sobre uma das questões mais prementes do universo editorial na atualidade – a dos direitos autorais. O Seminário Internacional Direitos Autorais: tendências e desafios contemporâneos acontecerá nos dias 27 e 28 de maio de 2013 na Universidade do Livro (UNIL), instituição vinculada à Editora UNESP voltada à formação de profissionais do setor. Estarão reunidos na UNIL alguns dos principais especialistas no assunto, nacionais e internacionais. Do exterior virão Petra Hardt, diretora de uma das mais tradicionais e importantes editoras europeias, a alemã Suhrkamp, e John B. Thompson, professor da Universidade de Cambridge, notório pesquisador e diretor editorial da Polity Press. A possibilidade de permanência do copyright na era do acesso aberto, o crescimento da autopublicação na era digital e as ameaças contínuas da pirataria são alguns dentre outros tópicos bastante polêmicos que alimentarão o debate, em diversos contextos, buscando identificar desafios e tendências do Direito Autoral na contemporaneidade.
John B. Thompson, professor da Universidade de Cambridge, notório pesquisador e diretor editorial da Polity Press, é autor de diversos livros, entre eles Mercadores de Cultura (Merchants of culture, 2012), publicado no Brasil pela Editora Unesp.
Breno Lerner é formado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, é Superintendente da Editora Melhoramentos, já tendo sido Diretor na Abril Cultural e da Editora Globo. É autor do livro Ganso Marisco (Melhoramentos, 2011), entre outros.
Eduardo Magrani é professor e pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Também é coordenador do projeto “Access to Knowledge-Brazil (A2K)” em parceria com o Open Society Institute – OSI e representante legal do Creative Commons no Brasil. Advogado atuante nas áreas de Propriedade Intelectual e de Direito Empresarial, é autor de diversos livros e artigos envolvendo Direito Autoral e Acesso à Cultura e ao Conhecimento.
Lúcia Riff - fundadora da Agência Riff em 1991, desde então vem representando alguns dos mais renomados escritores brasileiros, além de um notável grupo de agências literárias e editoras de todo o mundo para o mercado de língua portuguesa. Os Riffs – Lúcia, Laura e João Paulo, família e sócios ao mesmo tempo – e a equipe da Agência trabalham no Rio de Janeiro. Lúcia está no ramo literário desde 1983, e vê com entusiasmo o crescimento do mercado editorial brasileiro.
Allan Rocha de Souza é professor e pesquisador em Direito Civil do Curso de Direito da UFRRJ/ITR e em direitos autorais e políticas culturais no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED), no Instituto de Economia, UFRJ. Pesquisador da Rede Proprietas de pesquisa em Propriedades, Inovação e Bem Comum. Consultor em Direitos Autorais de Organizações Internacionais (UNESCO, OMPI) e Governo Federal (Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Fiocruz).
Luciana Villas-Boas é diretora da agência literária Villas-Boas & Moss, inaugurada em abril de 2012 com o objetivo de valorizar a literatura brasileira no Brasil e no exterior. Representa o texto literário brasileiro para os mercados nacional e externo e busca oportunidades de adaptação de obras em papel para outras mídias. Tem entre seus clientes editoras e outras agências estrangeiras, que almejam a tradução de seus catálogos para o português. Durante 17 anos, Luciana foi diretora do Grupo Editorial Record. Em sua pré-história editorial, trabalhou como jornalista no JORNAL DO BRASIL, VEJA, TV Globo e nos Serviços Externos da BBC, em Londres.