Virando a página: compreendendo o livro eletrônico e as mudanças no negócio editorial - Formação a Distância

Carga horária: 30 horas
Presencial
Data: Dia 14/09/2014 ao 12/11/2014

Pedir Reedição

Público-alvo

Editores, editores assistentes, produtores editoriais, publicitários, jornalistas, professores, designers, bibliotecários, estudantes de comunicação, editoração, letras e jornalismo, empresários das áreas editoriais e afins, demais interessados. 


Conteúdo

DEPOIMENTOS EXCLUSIVOS:

Alex Szapiro
Country Manager
Amazon

Camila Cabete
Publisher Relations
Kobo Brasil

Eduardo Lycurgo Leite
Advogado especializado em Direitos Autorais
Lycurgo Leite Advogados

Fábio Uehara
Supervisor de Negócios Digitais
Companhia das Letras

Jézio Hernani Bomfim Gutierre
Editor Executivo
Fundação Editora da Unesp

José Castilho Marques Neto
Diretor Presidente
Fundação Editora da Unesp

José Henrique Guimarães
Presidente
Acaiaca Distribuidora de Livros

Laura Bacellar
Escritora e editora

Luciano Carneiro Holanda
Sócio Diretor da Capítulo Sete

Márcia Abreu
Professora Doutora – Literatura - UNICAMP

Maria Luiza de Freitas Valle Egea
Advogada especializada em Direitos Autorais
Freitas Valle Egea – Advogados Associados

Marifé Boix García
Vice President
Business Development Southern Europe, Latin America
Frankfurter Buchmesse

Newton Neto
Product Partnerships
Latin America
Google

Ricardo Costa
Associate Partner for Brazil and South America
Frankfurter Buchmesse

 

Conteúdo do curso:

1. As mudanças de paradigmas do mercado editorial
2. Os novos elos da cadeia produtiva do livro
3. Os dispositivos de leitura
4. Conceito de ebook e formatos
5. A produção de livros eletrônicos
6. Metadados – o caminho para achar uma agulha num palheiro
7. A pirataria e os sistemas de segurança
8. Os direitos autorais na era dos ebooks
9. O gerenciamento do catálogo digital
 


Objetivos

a. Permitir que os profissionais do mercado editorial aumentem seus conhecimentos sobre o negócio do livro eletrônico;
b. capacitar os alunos na edição de conteúdos digitais;
c. conhecer aspectos técnicos essenciais ao negócio dos ebooks;
d. propiciar a atualização em relação às novas tendências e oportunidades do mercado.
 


Metodologia

Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios.
A partir de 10 de setembro a aula de Apresentação do curso estará disponível. Depois disso, a cada 4ª. feira, estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (12 de novembro de 2014).

No dia 09 de setembro, os inscritos receberão um e-mail com as informações sobre o acesso à plataforma do curso (login, senha, etc.).

Os alunos que se inscreverem após o dia 10 de setembro, deverão assistir as duas aulas (do dia 10 e do dia 17) antes da disponibilização da próxima aula.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma, realizar 70% das atividades propostas.

Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.
 


Fernando César Quaglia
É fundador e diretor da Capítulo Sete, empresa especializada na produção de livros eletrônicos, tendo como clientes várias editoras brasileiras e estrangeiras, em diversos segmentos editoriais. Publicitário de formação, atua há oito anos no mercado editorial como consultor e especialista em livros eletrônicos. Ministra cursos, palestras e treinamentos sobre o tema.