‘Machado de Assis: relíquias culinárias’ está entre os melhores do mundo em evento de Gastronomia em Paris

Notícia
Notícias
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O livro Machado de Assis: relíquias culinárias, de Rosa Belluzzo, foi selecionado como um dos 200 títulos mais importantes do mundo pelo Gourmand World Summit e será exibido durante o encontro que acontece de 20 a 22 de março, na sede da Unesco em Paris. São esperados mais de 2 mil participantes de 200 países.

Sobre o livro

Às quatro horas da tarde, Machado de Assis costumava ir à Confeitaria Castelões e “absorver” duas ou três mães-bentas: “excelente processo para abrir a vontade de jantar”, afirmava no jornal O Cruzeiro, em 1878, o futuro fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL). Assíduo frequentador das casas de doces espalhadas pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, Machado viveu e documentou uma época de grandes transformações políticas e culturais no Brasil. Viu o Império se transformar em República, as estradas de ferro cortarem as distâncias tupiniquins e a elite carioca adotar no cardápio a manteiga francesa, a batata-inglesa, o chá, o gelo e, curiosamente, o tomate, que embora nativo da América tropical, só chegou ao Brasil naquele tempo.

O ambiente dos bares e restaurantes da época machadiana é recriado pela cientista social Rosa Belluzzo num detalhado e apetitoso livro, capaz de entrelaçar a história da gastronomia e seus desdobramentos culturais com um inventário de receitas ricamente ilustrado. Lançado pela Editora Unesp em 2010 e vencedor do Prêmio Jabuti 2011 na categoria Gastronomia, Machado de Assis: relíquias culinárias ensina ao leitor, por exemplo, como fazer um chocolat à la creme como aquele servido nas bodas de prata da princesa Isabel e do conde d’Eu, em 15 de outubro de 1889, ou o brasileiríssimo sorvete de pitanga, que D. Pedro II, acompanhado da imperatriz, ia apreciar na sala reservada da Confeitaria Francioni. Clique aqui para conferir a receita.

As cenas narradas em romances, crônicas e contos de Machado servem de pistas para a investigação de Rosa. Ela mapeou os bares, restaurantes e confeitarias citados pelo autor, recuperou seus cardápios e reconstituiu as receitas da época para oferecer aos leitores de hoje um rico e bem temperado retrato dos hábitos alimentares no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX.  

Sobre a autora

Rosa Belluzzo é autora de vasta produção na área de história da alimentação. Seus livros lhe renderam muitos prêmios no Brasil e no exterior. Publicou, entre outros, Cozinha dos imigrantes: memórias e receitas (em coautoria com Marina Heck DBA/Melhoramentos, Prêmio Jabuti 1999); Os sabores da América – Cuba, Jamaica Martinica e México (Editora Senac São Paulo, Gourmand World Cookbook Awards 2004); São Paulo: memória e sabor (Editora Unesp, Prêmio da Académie Internationale de la Gastronomie em 2009); Arte da cozinha brasileira (com Leonardo Arroyo, Editora Unesp, 2013, prêmios da Academia Internacional de Gastronomia e da Academia Brasileira de Gastronomia) e Mil e uma noites, mil e uma iguarias (Editora Unesp, 2017).  

Título: Machado de Assis: relíquias culinárias
Autora: Rosa Belluzzo
Número de páginas: 156
Formato: 23,5 x 24,5 cm
Preço: R$ 90
ISBN: 978-85-393-0075-4

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp