'A construção do mundo histórico nas ciências humanas' ganha nova tiragem

Notícia
Notícias
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Obra clássica de Wilhem Dilthey apresenta as ciências humanas como forma de compreender a história

Com base inicial formada pelos ensaios sobre a delimitação das Ciências Humanas, A construção do mundo histórico nas ciências humanas, de Wilhelm Dilthey, ganhou nova tiragem.

Esta obra possui caráter fragmentário, já que uma boa parte dos textos mais importantes do autor nunca foi concluída e, hoje, se assemelham a caminhos que se interrompem de repente ou que apresentam possibilidades de uma continuidade jamais realizada. As lacunas existentes nesta obra, que também já estavam presentes em Introdução às ciências humanas, publicado em 1883, pode ser reconhecida pelo uso das reticências e “etc”, representantes dos pensamentos incompletos do autor.

A fragmentariedade das obras de Dilthey não ocorre por um acaso, mas provém diretamente da essência de seu projeto filosófico fundamental. Ele constrói seu projeto como uma crítica da razão histórica, expondo e analisando o lugar do homem na própria constituição da vida histórica, pensamentos que não podem ser concluídos já que estão em constante mudança. Segundo Dilthey, o homem se encontra na articulação de uma rede complexa de relações e está dividido entre referências materiais e psíquicas.

Tal apreensão do papel do homem é a tentativa diltheyana de expor o problema da fragmentação da ciência em outras particulares e o da pretensão de verdade da ciência, que poderia fazer com que  a filosofia perdesse seu lugar de única detentora de uma verdade absoluta, dividindo essa função com as ciências naturais. Para o autor, as ciências naturais desvinculam os fenômenos da vida e, por esse motivo, deve-se contrapor a elas as ciências humanas – já que estas compreendem fenômenos em sintonia com sua base psicomaterial, a partir da qual se estabelecem as vivências individuais de uma época. 

Nesta edição, que teve por base a edição alemã organizada por Manfred Riedel, da qual muitas características foram mantidas, o leitor é introduzido com intensamente ao pensamento de Dilthey. A constante retomada de suas posições anteriores indica justamente a inquietude que existe nessa interpretação da história. Neste caso, a fragmentariedade não é um defeito ou falha interna, e sim a essência da vida que se realiza em conexão.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br