Filósofo analisa as condições pós-seculares, ligando naturalismo, religião e pluralismo na esfera pública
O portal A Terra é Redonda publicou a introdução do livro Entre naturalismo e religião, lançamento do filósofo alemão Jürgen Habermas, com tradução é de Antonio Segatto e Rúrion Melo.
"Duas tendências opostas caracterizam a situação espiritual de nossa época – a proliferação de imagens naturalistas de mundo e a crescente influência política de ortodoxias religiosas", anota o alemão. "De um lado, os progressos na biogenética, na neurociência e na robótica, conduzidos com esperanças terapêuticas e eugênicas, são apresentados de modo exitoso. [...] De outro lado, a tendência à proliferação de imagens naturalistas de mundo vai de encontro a uma inesperada revitalização, assim como da politização em escala mundial, de comunidades de fé e de tradições religiosas.exigência de uma crítica fundamental à autocompreensão pós metafísica e não religiosa da modernidade ocidental."
Leia a matéria na íntegra aqui.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br