Aniversário de Pancho Villa, general e comandante da Revolução Mexicana

Notícia
Notícias
sexta-feira, 5 de junho de 2020

José Doroteo Arango Arámbula, conhecido como Pancho Villa, nasceu no dia 5 de junho de 1878, há 142 anos, em La Coyotada, e foi um dos generais e comandantes mais conhecidos da Revolução Mexicana. Villa foi alvo de uma emboscada na tarde do dia 20 de julho de 1923, quando faleceu em seu automóvel, atingido por 47 balas de pistola.

Para conhecer um pouco da história desse personagem que marcou a história mexicana, a Editora Unesp indica dois títulos que abordam episódios em que a participação de Pancho Villa teve grande destaque.

A Revolução Mexicana

Autor: Carlos Alberto Sampaio Barbosa | 136 páginas

A Revolução no México e suas figuras exponenciais, como Emiliano Zapata, têm destaque no imaginário popular. Sua longevidade e a popularidade de seus ideais expõem circunstâncias históricas distintivas que definem a trajetória do país desde finais do século XIX. Mas a pujança dos anseios igualitários que se entrelaçavam com esses movimentos transcende fronteiras e ainda hoje inspira o mundo. Tão viva quanto a memória revolucionária mexicana é o reconhecimento de sua relevância e complexidade e a intensa disputa interpretativa que enseja.

A fotografia a serviço de Clio

Autor: Carlos Alberto Sampaio Barbosa | 272 páginas

Este livro reconstitui o significado dos eventos políticos e sociais mexicanos entre os anos de 1900 e 1940, a partir da análise do álbum Historia Gráfica de la Revolución Mexicana, da família Casasola, examinando a representação visual da luta revolucionária e as imagens do poder no México. O autor – especialista num dos temas mais importantes da historiografia latino-americana – mergulha numa reflexão metodológica específica e num diálogo produtivo com outras áreas, como as artes e a comunicação, e propõe uma investigação original do acervo fotográfico dos Casasola como memória histórica da revolução.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br