Assista à live sobre saúde mental, depressão e capitalismo

Notícia
Notícias
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Live reuniu especialistas no assunto

Tema atualíssimo, a depressão se tornou a principal causa de incapacitação no mundo, e suas causas e desdobramentos se enraízam em diversos aspectos, que extrapolam os consultórios médicos. Daí, é necessário examiná-los em relação à biopolítica peculiar à ascensão do neoliberalismo. Foi este o mote do debate virtual "Epidemia de depressão e capitalismo na atualidade", seguido de sorteio de exemplar da obra, que ocorreu na última segunda-feira, 13 de dezembro. O momento serviu de lançamento do livro Saúde mental, depressão e capitalismo, do sociólogo Elton Corbanezi. 

Além de Corbanezi, estiveram presentes o pesquisador do Instituto de Ciencias Humanas, Sociales y Ambientales (INCIHUSA) - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina, Osvaldo Javier López Ruiz, o psicanalista Mario Eduardo Costa Pereira e a professora titular do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina- Brasil Sandra Caponi, com mediação do professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia Filipe Mendonça. 

"O livro está estruturado em três capítulos que, em certa medida, correspondem aos termos que intitulam o livro: saúde mental, depressão e capitalismo", anota Corbanezi. 

Assista à íntegra do debate:

https://www.youtube.com/watch?v=FytEtRQmhH0

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp
imprensa.editora@unesp.br