Assista: especialistas debatem os modernistas brasileiros na Paris de 1923

Notícia
Notícias
quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Debates virtuais foram ao ar no canal do YouTube da Editora Unesp e em sua página no Facebook

Nos dias 29 e 30 de outubro, especialistas se reuniram no canal da Editora Unesp no YouTube e em sua página no Facebook para debater a presença modernista na fervilhante capital parisiense do início dos anos 1920, a partir do livro recém publicado pela Editora Unesp 1923: Os modernistas brasileiros em Paris, organizado pela pesquisadora Gênese Andrade.

A obra traz à tona uma coletânea inédita de crônicas de Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Emiliano Di Cavalcanti, além de dez ensaios que aprofundam a análise da interação entre os brasileiros e os vanguardistas europeus.

Assista aos debates clicando no título de cada um:

DEBATE 1: A presença de Tarsila do Amaral, Rego Monteiro e Villa-Lobos, e a atuação do embaixador Souza Dantas em Paris em 1923

DEBATE 2 - A presença de Oswald de Andrade, Sérgio Milliet, Victor Brecheret, Di Cavalcanti e Blaise Cendrars em Paris em 1923

Sobre o livro

Em 1923, Paris foi palco de uma notável presença de artistas modernistas brasileiros, muitos dos quais haviam participado da Semana de Arte Moderna de 1922. Vicente do Rego Monteiro, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Villa-Lobos destacaram-se em eventos culturais prestigiados. Entre 1923 e 1924, Oswald de Andrade, Sérgio Milliet e Emiliano Di Cavalcanti enviaram crônicas ao Brasil, agora reunidas neste volume, que inclui textos inéditos. Além disso, especialistas de diversas áreas oferecem uma visão abrangente da influência brasileira em Paris, explorando a interação com vanguardistas europeus e a consolidação do modernismo.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br