A Editora Unesp, a Livraria da Vila e a autora convidam para o lançamento do livro Instrução pública e projeto civilizador: O século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola, de Carlota Boto. Evento acontece em 15 de dezembro, na Livraria da Vila da Fradique.
A partir da análise do pensamento de três importantes figuras associadas à razão iluminista – os filósofos Condorcet e Rousseau e o estadista Marquês de Pombal –, Carlota Boto elabora uma análise aprofundada de como o ensino público se tornaria, no século XVIII, o veículo responsável por levar a razão, ou o esclarecimento, às massas. A autora investiga como a concepção iluminista de educação, tal qual formulada por Rousseau, deu origem a projetos de instrução pública distintos, ainda que com o mesmo objetivo: os sistemas de ensino francês e português, formulados, respectivamente, por Condorcet e Pombal.
Carlota Boto é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Filosofia da Educação. Formada em Pedagogia (1983) e em História (1988) pela USP, é mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1990), doutora em História Social pela FFLCH/USP (1997) e livre-docente em Filosofia da Educação pela FEUSP (2011). É autora de A escola do homem novo: entre o Iluminismo e a Revolução Francesa (Editora Unesp, 1996) e A escola primária como rito de passagem: ler, escrever, contar e se comportar (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012).
Evento de lançamento de Instrução pública e projeto civilizador
Data: sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria da Vila da Fradique
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 | Vila Madalena | São Paulo - SP