CBL reconhece José de Souza Martins como Personalidade Acadêmica no Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

Notícia
Notícias
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Sociólogo com mais de 40 livros publicados será homenageado por sua contribuição à compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou o sociólogo e cientista social José de Souza Martins como a Personalidade Acadêmica da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, cuja cerimônia de premiação acontece em agosto, na cidade de São Paulo. O reconhecimento celebra a obra de um dos mais importantes intelectuais do país, cuja produção teórica ilumina a compreensão da sociedade brasileira em suas múltiplas e profundas complexidades.

Com 41 livros publicados e dezenas de capítulos em obras internacionais, Martins é professor titular aposentado da USP e ocupa atualmente a Cadeira 22 da Academia Paulista de Letras. Ao longo de sua carreira, também lecionou na Universidade da Flórida, na Universidade de Lisboa e foi eleito para a prestigiosa Cátedra Simón Bolívar da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Sua atuação extrapolou os limites da universidade: representou as Américas em organismos da ONU e participou da elaboração do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Escravo no Brasil.

Autor de mais de duas dezenas de obras, publicou, pela Editora Unesp, o livro de crônicas O coração da Pauliceia ainda bate (2017, em coedição com a Imprensa Oficial), que em 2018 recebeu menção honrosa no Prêmio Abeu e foi finalista do Jabuti. É autor também de Sociologia do desconhecimento (2021), As duas mortes de Francisca Júlia (2022) e Capitalismo e escravidão na sociedade pós-escravista (2024).

“É uma alegria imensa ver José de Souza Martins ser reconhecido por sua imensa contribuição à produção de conhecimento e ao pensamento social brasileiro. Trata-se de um autor central para os estudos da nossa sociedade e que enriquece continuamente o debate público com clareza e profundidade”, celebra Jézio Gutierre, presidente da Fundação Editora da Unesp.

Martins já foi vencedor de três Prêmios Jabuti na categoria Ciências Humanas e recebeu o título de Pesquisador Emérito do CNPq, além de prêmios da Sociedade Brasileira de Sociologia e do CNPq pelo conjunto da obra.

Próximas etapas do Jabuti Acadêmico

A CBL também anuncia as datas das próximas etapas da premiação. No dia 14 de julho, às 18h30, a lista dos dez (10) semifinalistas de cada categoria será divulgada no site do Prêmio e anunciada durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso e Ciência (SBPC), no Recife.  

Já no dia 22 de julho, às 12h, serão anunciados os cinco (5) finalistas com a informação compartilhada simultaneamente no site oficial do Prêmio Jabuti Acadêmico. A cerimônia de premiação só para convidados será no dia 05 de agosto no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista.

Com informações do site da CBL.

Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, InstagramTikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br