No dia 10 de dezembro de 1920 nascia, na Ucrânia, a jornalista e escritora consagrada Clarice Lispector. Ela ocupa o panteão destinado aos grandes escritores do Brasil e do mundo, com a autoria de romances, contos e ensaios, como A hora da estrela, A paixão segundo G.H., Água Viva e muitos outros. É a autora brasileira mais traduzida no mundo. Faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1977, na véspera de completar 57 anos. O G1, aliás, elaborou um guia com lugares frequentados pela autora na capital fluminense.
Em sua homenagem, a Editora Unesp resgata de seu catálogo títulos que abordam sua obra. Confira:
Clarice Lispector e a encenação da escritura
Autores: Nilze Maria de A. Reguera | Páginas: 288 | R$ 56
Publicado em 1974, A via crucis do corpo, de Clarice Lispector, foi recebido pela crítica como uma “obra menor” em relação aos demais textos da escritora. Com o propósito de questionar essa crítica cristalizada e, a seu ver, injusta, Nilze Reguera realiza um estudo minucioso sobre o livro, demonstrando suas qualidades como um trabalho de (e com) a linguagem e como um lugar de problematização de certos conceitos.
Zen e a poética auto-reflexiva de Clarice Lispector
Autor: Igor Rossoni | Páginas: 260 | R$ 56
A escritora Clarice Lispector sempre desafiou a crítica. Sua obra permanece cercada em mistério, geralmente estigmatizada como de difícil acesso e compreensão. Este estudo revela audácia científica e poder de investigação ao estabelecer pontes entre o processo criativo da autora e o zen-budismo.