Francisco Foot e Cecília Mello
(Foto: Katia Saisi)
Na noite de 5 de setembro, a Cinemateca Brasileira recebeu uma sessão especial com a exibição do longa-metragem Canções em Pequim, dirigido pela cineasta brasileira Milena de Moura Barba.
O documentário explora a vida de moradores da capital chinesa por meio de suas canções favoritas, traçando um panorama das transformações sociais na China desde a década de 1960 até hoje. Inspirado na técnica de Eduardo Coutinho em As canções (2011), o filme, lançado em 2018, é uma coprodução Brasil-China com 79 minutos de duração e classificação livre.
Após a exibição, seguiu-se um debate com os professores Francisco Foot Hardman, da Unicamp, e Cecília Mello, da USP, ambos com extensa experiência em estudos culturais e cinematográficos.
O evento também marcou o lançamento do livro Minha China tropical, de Francisco Foot, que relata suas experiências na China durante a pandemia de 2020, oferecendo um olhar sensível sobre a construção de pontes culturais em tempos adversos.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook, Instagram, TikTok e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br