Clássicos do Catálogo | 'Biografismo', de Sergio Vilas-Boas

Notícia
Notícias
terça-feira, 6 de outubro de 2020


Vilas-Boas: Há que se tomar cuidado com valores "ultrapassados" na hora de pensar uma biografia

Escrever histórias de vida, próprias ou de outras pessoas, exige um mergulho profundo em todos os cantos da existência. E, para executar a tarefa com apuro metodológico e reflexivo, a indicação da seção Clássicos do Catálogo desta semana resgata a obra Biografismo: Reflexões sobre a escrita da vida - 2ª Edição, do jornalista, professor e escritor Sergio Vilas-Boas. 

Neste livro de alto teor filosófico, estão em jogo novos modos de ler, criticar e praticar a biografia. Amparado por um amplo repertório cultural, o autor expõe os valores “ultrapassados” que continuam a guiar os biógrafos brasileiros contemporâneos. 

A obra analisa as biografias de JK (escrita por Cláudio Bojunga), Nelson Rodrigues e Garrincha (de Ruy Castro), Chatô (de Fernando Morais), Mauá (de Jorge Caldeira), Stefan Zweig (de Alberto Dines) e Fidel Castro (de Cláudia Furiati). 

As reflexões giram em torno de seis tópicos: descendência (ideia de herança familiar explicativa do biografado), fatalismo (a predisposição a tratar o personagem como predestinado à vitória), extraordinariedade (crença em uma genialidade inata), verdade (mito da biografia como verdade absoluta), transparência (proposta de que os biógrafos também se revelem ao longo de seus textos) e tempo (porque, segundo o autor, a narrativa biográfica linear-cronológica é uma limitação tanto filosófica quanto narrativa). 

A partir destes “seis pontos críticos”, Vilas-Boas defende novas perspectivas para a escrita biográfica, forma de texto em que o jornalismo, a história e a literatura se articulam com uma única finalidade: compreender (e não apenas relatar friamente) a vida de uma pessoa. 

Ao longo do livro, intercala também narrações suas sobre os “encontros biográficos” que manteve com o jornalista e biógrafo Alberto Dines, dando ao ensaio um toque de criatividade e ousadia.

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br