Gurus sikh com Bhai Bala e Bhai Mardana (Autor desconhecido/Wikipédia)
A seção Clássicos do Catálogo desta semana resgata uma obra escrita no século V da Era Comum aqui apresentada em tradução feita diretamente do sânscrito: Da palavra: Livro I - Suma da tradição (Vakyapadiya), de Bhartrhari, que trata de questões conceituais da Filosofia da Linguagem segundo a tradição gramatical hindu.
O autor, o filósofo e linguista indiano Bhartrhari, apresenta suas ideias em versos, sendo o texto dividido em duas seções ou “livros”: o Brahmakanda, de 183 dísticos, e o Vakiakanda, de 490 dísticos.
O texto aqui apresentado é o do Brahmakanda, no qual se afirma a unidade ontológica entre o princípio atemporal e absoluto e a palavra ou linguagem, produzindo, na verdade, uma espécie de introdução geral à tradição gramatical.
O grande modelo de Bhartrhari aqui é Patañjali, que viveu cerca de sete séculos antes. Ele inspira-se na Paspasã, introdução do Mahabhsasya (“Grande comentário”) do gramático, o que se evidencia na escolha de temas, argumentos e ilustrações, e ainda nos tratos de linguagem e estilo.
Bhartrhari não só revisita e reinterpreta problemas clássicos, como o da natureza da palavra, de sua perenidade, da relação da gramática com os Vedas e o rito, como também antecipa, em forma condensada, alguns dos assuntos pormenorizados nas seções seguintes, dentre os quais a questão da grandeza de comunicação da língua, as teorias sobre o universal e o particular.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br