‘Viagem á Itália’ traz o relato fiel, pessoal e autobiográfico do gênio alemão sobre sua temporada naquele país no final dos anos 1780
O alemão Johann Wolfgang Von Goethe viajou pela Itália de setembro de 1786 a abril de 1788. Ocupou-se de toda sorte de assuntos durante sua estadia no país, o que atribui a seu Viagem à Itália, lançamento da Editora Unesp, um caráter enciclopédico, cuja variedade é imensa, mesclando observações pessoais feitas no instantâneo da viagem, com grandes trechos de citações de viajantes que o precederam, ao lado de sua própria correspondência e até textos de terceiros.
“[A obra] não é apenas o relato fiel de uma experiência em um país estrangeiro, mas também um texto extremamente pessoal, que ultrapassa o registro autobiográfico”, explica a tradutora Wilma Patricia Maas, que também assina o prefácio. “As idiossincrasias, anseios e obsessões do homem de 37 anos emergem sob o texto, desestabilizando a dicção clássica encontrada por aqueles que desejam ver na obra o ponto de passagem, o momento em que o artista amadurece por completo para prover a Alemanha de seu Classicismo.”
“Logo cedo, às 3 horas, escapei sorrateiramente de Karlsbad, pois de outro modo não me deixariam partir”, escreve Goethe. “Meus amigos, que tão amavelmente desejaram comemorar o dia 28 de agosto, meu aniversário, pensavam ter adquirido assim também o direito de me deter ao pé de si, porém eu não podia esperar mais. Meti-me em um coche expresso, completamente só, tendo por bagagem apenas um alforje e uma mochila de pele de texugo.”
A saborosa Viagem à Itália é o terceiro título da série Goethe, coordenada por Mario Luiz Frungillo, que tem o objetivo de oferecer ao leitor brasileiro um acesso tão amplo quanto possível à variedade da obra não literária do alemão. Ela foi planejada em três grandes seções. A primeira seção reunirá as principais obras de caráter autobiográfico e os relatos de viagem, a segunda será dedicada aos escritos de estética, e a terceira, às suas incursões no campo das ciências da natureza.
Sobre o autor – Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) nasceu em Frankfurt, na Alemanha. Foi poeta, dramaturgo, romancista e ensaísta e é considerado o maior nome da literatura alemã. Escreveu as obras mundialmente consagradas como Fausto e Os sofrimentos do jovem Werther. A Editora Unesp publicou Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida (1823-1832), do poeta Johann Peter Eckermann, que possibilita conhecer melhor tanto o literato quanto a sua época, e De minha vida: poesia e verdade, um retrato autobiográfico.
Título: Viagem à Itália
Autor: Johann Wolfgang Von Goethe
Tradução, apresentação e notas: Wilma Patricia Maas
Número de páginas: 594
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 148
ISBN: 978-85-393-0697-8