Coletânea debate inovação e preservação na formação de professores

Notícia
Notícias
domingo, 5 de julho de 2020

Pesquisadores apresentam questionamentos, estudos de caso e alternativas que podem embasar tanto discussões como práticas para a melhoria da educação brasileira

Antes mesmo de a pandemia ter imposto o isolamento social, com a suspensão das aulas presenciais em grande parte do planeta, os desafios da formação docente no contexto da inovação tecnológica digital já se impunham como uma demanda concreta para a escola brasileira inserida no cenário social, econômico, político, cultural e educativo do século XXI. Mas, diante da situação atual, essas questões assumem um caráter emergencial. Por isso, nada mais oportuno do que o lançamento de Formação de educadores - Inovação e tradição: preservar e criar na formação docente, coletânea de artigos organizada por Iraíde Marques de Freitas Barreiro e Raquel Lazzari Leite Barbosa, que a Editora Unesp disponibiliza para download gratuito.

A pedagogia é um saber cuja origem está mais na moral e no método — a organização escolar, a planificação, a avaliação e a disciplina. Por isso, para melhorar a qualidade da formação inicial do professor, uma das hipóteses levantadas é de ser necessário discutir os pressupostos dessa formação, para que se construa uma nova identidade docente, com professores críticos e produtores de conhecimento, e não continuadores da educação “bancária”. E o questionamento deve ser levado também aos paradigmas sobre os quais se assenta a escola: eles ainda são válidos?

Neste mundo em acelerada mudança, os pesquisadores indagam-se constantemente sobre o que conservar, como inovar, o que criar, o que substituir. Por um lado, é evidente que as inovações tecnológicas, com as mudanças que causaram na sociedade, exigem mudança nos padrões de formação de docentes e alunos; por outro, há elementos que se mostram frutíferos nesse processo de formação.

Com a diversidade de visões esperada e desejada, salta dos textos reunidos uma ideia: a de que o trabalho individual (típico do docente tradicional) não permite ao professor o feedback para a descoberta e efetivação das inovações necessárias, o que só se consegue por um trabalho em equipe, com troca de experiências e tentativa de solução de problemas em conjunto.

Mantendo esse olhar agudo sobre os usos e costumes da formação de professores, para todos os níveis de ensino, este livro apresenta questionamentos, estudos de caso e alternativas que podem embasar tanto discussões como práticas para a melhoria da educação brasileira.

Sobre as organizadoras – Iraíde Marques de Freitas Barreiro é assessora na Pró-Reitoria de Graduação da Unesp. É membro titular do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Estado de São Paulo.

Raquel Lazzari Leite Barbosa é professora adjunta na Faculdade de Ciências e Letras – Unesp-Assis/SP e professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp-Marília/SP. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (Geplenp) – Unesp-Assis/SP, certificado pelo CNPq.

Título: Formação de educadores - Inovação e tradição: preservar e criar na formação docente
Organizadoras: Iraíde Marques de Freitas Barreiro e Raquel Lazzari Leite Barbosa
Número de páginas: 220
Formato: E-Pub
Preço: Download gratuito
ISBN: 9788595463868

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br