Coletânea reúne rico mosaico do pensamento alemão no século XX e sua recepção no Brasil

Notícia
Notícias
terça-feira, 19 de outubro de 2021

Ensaios coligidos nesta edição apresentam biografia e obras de pensadores de língua germânica, mirando com especial atenção os ecos de suas ideias na intelectualidade brasileira 

Recorrer aos escritos de pensadores de ontem se revela uma ótima maneira de refletir sobre o hoje e pensar o amanhã. Sobretudo “no conturbado Brasil do início do século XXI, o pensamento alemão do século XX, com todas as suas rupturas e contradições, parece se sentir em casa”, escrevem Jorge de Almeida e Wolfgang Bader, organizadores de Pensamento alemão no século XX: grandes protagonistas e recepção das obras no Brasil, lançamento da Editora Unesp. O volume reúne ensaios que apresentam biografia e obras de pensadores de língua germânica cuja influência se espraiou e se perpetuou pelo mundo e, em particular, no Brasil.

“Essa estranha familiaridade, conquistada pouco a pouco durante o último século, pode ser percebida no modo como a cena cultural brasileira, antes dominada pela forte influência francesa, passou a incorporar vários autores alemães como referência obrigatória em diversos campos do saber, da sociologia à psicanálise, da filosofia à crítica literária”, anotam Baden e Almeida. “Um passo além, e muitos desses autores se tornaram presença importante também no debate público, com citações frequentes nas páginas dos jornais e revistas, nas discussões artísticas e políticas e, mais recentemente, nos fóruns e sites da internet.” 

Na primeira parte do livro, o leitor é apresentado a Max Weber, Sigmund Freud, Carl Schmitt, Martin Heidegger, Hannah Arendt, Walter Benjamin, Theodor W. Adorno, Ernst Bloch, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas e Niklas Luhmann. O segundo bloco introduz outros nove pensadores fundamentais: Wilhelm Reich, Carl Jung, Georg Lukács, Rosa Luxemburgo, Erich Auerbach, Ludwig Wittgenstein, Karl Popper, Werner Heisenberg e Albert Einstein. Todos os textos são assinados por conceituados especialistas brasileiros, de longa intimidade com seus autores-tema, o que confere ao livro, para além da profundidade analítica exigida pelos seus objetos, uma fecunda amostra da variedade e contundência da própria produção intelectual brasileira recente.

Como esses pensadores de língua alemã responderam às demandas de seu tempo, um século marcado por toda ordem de conflitos, mas também por uma força colossal de criação e reinvenção? Da sociologia à psicanálise, da filosofia à crítica literária, passando pela epistemologia e também pela física, cada capítulo ilumina vida, obra e originalidade de um pensador, avalia o impacto de suas ideias em seu contexto histórico e o legado de sua obra. “Essa publicação constitui mais um capítulo na longa série de parcerias do Goethe-Institut com as instituições artísticas e universitárias brasileiras. Para os alemães, é uma experiência enriquecedora perceber o interesse e as contradições de sua própria cultura, através do olhar de renomados intelectuais brasileiros, enquanto ao mesmo tempo esse esforço de incorporação crítica e de reflexão original sobre as diversas faces do pensamento alemão dá um testemunho importante sobre a vitalidade e os dilemas da cultura brasileira das últimas décadas. Ao se sentir em casa no pensamento alemão, o Brasil também entende melhor a si mesmo.”

Sobre os organizadores:

Jorge de Almeida é doutor em Filosofia e professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP.

Wolfgang Bader foi diretor executivo do Goethe-Institut São Paulo e diretor regional do mesmo instituto para a América do Sul. Foi professor de literatura e língua alemã na UFRJ e na UnB. 

Título: Pensamento alemão no século XX: grandes protagonistas e recepção das obras no Brasil
Organizadores: Jorge de Almeida e Wolfgang Bader
Número de páginas: 566 
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 89,00
ISBN: 978-65-5711-060-7

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br