'Conceitos essenciais da Sociologia', de Giddens e Sutton, ganha segunda edição revisada

Notícia
Notícias
terça-feira, 15 de agosto de 2017

Quando dois renomados intelectuais desenham um minucioso mapa conceitual do campo no qual se destacam, tem-se uma obra fundamental não apenas para estudantes de Sociologia, mas também para todos aqueles que procuram entender termos como multiculturalismo, migrações, terrorismo ou redes sociais. Em Conceitos essenciais da Sociologia, que agora ganha segunda edição revisada, Anthony Giddens e Philip Sutton explicam as terminologias e ideias basilares da disciplina, suas origens e aplicações contemporâneas. 

Giddens e Sutton selecionam cuidadosamente 67 desses conceitos e os organizam em dez seções temáticas, construindo um panorama atualizado dos desenvolvimentos da Sociologia nos últimos 150 anos. Assim, ao lado de termos pomo poder, classe, ideologia, sociedade e cultura, que resistiram ao teste do tempo, surgem outros – gênero, consumismo e identidade, por exemplo – que passam a ser apropriados pela pesquisa sociológica para explicar o mundo contemporâneo.

Em cada verbete, após uma breve descrição que serve como uma definição prática dos conceitos, os autores apresentam o contexto histórico de suas origens e de seu desenvolvimento no campo da Sociologia; discutem seu significado e as diferentes interpretações que ele acarreta; introduzem algumas críticas e os aspectos controversos do termo; e destacam a sua relevância nas pesquisas e nas teorias contemporâneas, além das referências bibliográficas e sugestões de leitura específicas. Tudo isso apresentado em uma linguagem ágil e acessível, permitindo ao leitor se aventurar pelas principais questões da Sociologia e entender como essa disciplina se estruturou ao longo do tempo.

Sobre os autores – Anthony Giddens é membro do King’s College e foi professor de Sociologia da Universidade de Cambridge. Foi diretor da London School of Economics and Political Science entre 1997 e 2003. Autor de vasta obra, publicou, pela Editora Unesp, Continente turbulento e poderoso (2014), Modernização reflexiva - 2a edição (2012), A transformação da intimidade (2011), O debate global sobre a terceira via (2007), Teoria social hoje (1999) e As consequências da modernidade (1991), entre outras. Philip W. Sutton foi pesquisador independente da University of Leeds e da Robert Gordon University, Aberdeen.

TítuloConceitos essenciais da Sociologia - 2ª edição
Autores: Anthony Giddens e Philip W. Sutton
Tradução: Claudia Freire
Número de páginas: 353
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 68,00
ISBN: 9788539306701

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp