Debate reuniu especialistas em filosofia para falar sobre a obra de Adorno
Na última quarta-feira, 23 de junho, a Fundação Editora da Unesp promoveu o debate virtual "Ensaio, arte e filosofia em Adorno", que congregou pesquisadores da obra do filósofo alemão e marcou o lançamento oficial do livro Sem diretriz - Parva Aesthetica, cuja tradução e apresentação ficou a cargo do professor Luciano Gatti. Além dele, participaram como palestrantes os doutores em Filosofia pela Universidade de São Paulo Eduardo Socha e Jorge de Almeida e o doutor em Filosofia pela Universität Gesamthochschule Kassel Rodrigo Duarte.
O debate foi transmitido pelo canal da Editora Unesp no YouTube e em sua página oficial no Facebook e pode ser assistido, na íntegra, abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=f5DBRYzseY0
Sobre a obra
Publicada originalmente em 1967, Sem diretriz – Parva Aesthetica é uma coletânea de ensaios que contém parte da crítica cultural produzida por Adorno em sua última década de vida. O volume, concebido como uma espécie de introdução a sua Teoria Estética, apresenta novas reflexões sobre cinema e arte contemporânea, ao lado de considerações específicas sobre o destino da arquitetura funcionalista no pós-guerra e sobre o entendimento então predominante a respeito do barroco. No livro, Adorno reavalia as condições sociais de recepção das obras de arte e insiste na atualidade do conceito de indústria cultural. Também se detém sobre alguns dos fenômenos estéticos mais recentes de sua época – como a imbricação das linguagens artísticas e o happening – a partir da relação sempre conturbada com a tradição. Na reflexão dialética sobre a arte de seu tempo, a crítica cultural aparece a Adorno como necessariamente moderna, evidenciando a profunda afinidade entre arte e pensamento.Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unespimprensa.editora@unesp.br