Editora Unesp 30 anos: André Campos da Rocha, professor e leitor

Artigo
Artigo
segunda-feira, 28 de agosto de 2017

André Campos da Rocha, professor e leitor

Minha carreira docente teve início no mesmo ano, 2001, em que a Editora Unesp trouxe a lume o livro do professor Cezar Mortari: Introdução à lógica. Já naquela época, essa obra se tornou uma ferramenta indispensável para as minhas aulas de lógica. Embora tivéssemos no mercado outros bons trabalhos que se dispunham a dar conta do mesmo público-alvo, padeciam de um ou mais males: eram muito antigos, não cobriam as teorias lógicas contemporâneas, não se ocupavam da formalidade da lógica etc. 

O livro do professor Mortari trazia frescor para docentes e discentes. Além do mais, a abordagem rigorosamente progressiva da complexidade da matéria é fundamental para o sucesso editorial da obra. Ela não assusta o iniciante, que nada precisa saber dos temas. Apenas se exige que se acompanhe a exposição clara do autor, que discorre sobre o conteúdo sem se açodar. 

Podemos dizer que Mortari respeita o princípio da "paciência do conceito", em consideração aos leitores e à própria matéria. Mas o mérito desse trabalho não se encerra por aí. Mesmo para aqueles que já dominam alguns dos aspectos da lógica básica, podem adquirir novos conhecimentos nesse belo manual. 

Em 2016, a Editora Unesp nos brindou com uma edição revista e ampliada desse já clássico livro texto. O que era muito bom, surpreendentemente, ficou muito melhor, com a inclusão da teoria do silogismo e a nova organização do conteúdo da matéria.

Conheça o regulamento e participe da campanha 
Editora Unesp 30 anos. Você conta essa história.

Assessoria de Imprensa da Editora Unesp