João Paulo Bezerra Gomes, leitor
Meu primeiro contato a Editora Unesp foi no início do curso de Ciências Sociais com dois livros que me ajudaram bastante a compreender o Brasil e o mundo em si: Sistema Político Brasileiro: uma introdução, de Lúcia Avelar e Antônio Cintra e Direita e esquerda: Razões e significados de uma distinção política, de Norberto Bobbio.
Como sou um aficionado por biografias de escritores, fui presenteado com a biografia A vida de Eça de Queiroz, escrita pelo Luís Viana Filho, rica em trechos de correspondências pessoais do escritor lusitano e que nos apresenta um intelectual de humor vívido e brilhante.
Poderia citar diversos livros da Editora Unesp que fazem parte da minha história e que ajudaram a formar parte do minúsculo conhecimento que tenho. Mas em especial, um livro me marcou bastante, abriu fronteiras da minha mente e mostrou como a ciência e seus efeitos são alvos de admiração.
O livro do Hal Hellman, Grandes debates da ciência [esgotado], despertou o interesse em me aprofundar na História da Ciência e na Epistemologia. O autor elegeu dez grandes debates científicos dos últimos quinhentos anos, fazendo com que tenhamos uma compreensão de como a ciência foi se moldando em diversas áreas na Idade Moderna.
Ao final de quase todos os capítulos, é apresentado uma espécie de atualização do debate nos dias atuais, apresentando novas descobertas e achados. A leitura é prazerosa, de fácil compreensão e envolvente. É um livro que merece de mim todos os elogios possíveis e que me leva a parabenizar a Editora Unesp por possibilitar que eu o tenha descoberto.
Portando, deixo aqui meus parabéns pelos 30 anos de uma das melhores editoras universitárias do Brasil, a Editora Unesp. E que ela continue a nos presentear com muitas obras de inestimável valor.