Editora Unesp e Ateliê de Humanidades promovem na quinta conversa virtual sobre 'O chão da mente'

Notícia
Notícias
sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Com estudos de caso de obras de Virginia Woolf, Freud, Nietzsche, Georg Simmel, Schlegel e Hegel, entre outros, autor empreende mergulho ao âmago do tema caro à sua obra 

A Editora Unesp e o Ateliê de Humanidades realizam, nesta quinta, 16 de setembro, às 19h, o debate virtual "Nos rastros do ficcional: Uma conversa sobre O chão da mente, de Luiz Costa Lima". 

A ocasião marca o lançamento da obra do crítico literário e contará com sorteio de exemplar do livro entre os espectadores.

A transmissão ao vivo ocorre por meio das páginas da Editora Unesp e do Ateliê Humanidades no Facebook e também nos respectivos canais no YouTube. 

Sobre o autor 

Luiz Costa Lima - Professor emérito da PUC (RJ); veio de Pernambuco, depois de ser cassado pelo golpe de 1964. Recebeu da Alexander von Humboldt Stiftung o prêmio de pesquisador para o ano de 1992. Tem-se dedicado ao questionamento da mimesis, cujo desenvolvimento a enlaçou à narrativa e à ficção. Todo esse encaminhamento se acha condensado em O chão da mente (2021).

Comentadores

Aline Magalhães Pinto – Professora da área de Literatura Comparada e Teoria Literária e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (pós-Lit) da UFMG. Tem experiência na área de Teoria Literária, Teoria e Filosofia da história, Teoria da cultura, História Intelectual e História dos discursos, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, corpo e subjetividade, autoria feminina, metáfora e imagens, cultura intelectual francesa.

André Magnelli – Pesquisador e diretor do Ateliê de Humanidades (ateliedehumanidades.com). Sociólogo, professor e editor. É co-coordenador do Ateliê de Humanidades Editorial, do Cadernos do Ateliê e do podcast República de Ideias. É editor da tribuna Fios do Tempo: análises do presente e curador e coorganizador do “Ciclo de Humanidades: ideias e debates em filosofia e ciências sociais”, realizado mensalmente pelo Ateliê de Humanidades e o Consulado da França desde 2019. Pesquisa na interface de teoria social, tecnociências & sociedade, sociologia histórica do político, teoria antropológica, ética, filosofia política e retórica.

Flora Süssekind – Professora associada no curso de Estética e Teoria do Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Com graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é autora, entre outros livros, de Tal Brasil, qual romance?, Literatura e Vida Literária, Cinematógrafo de Letras, e O Brasil não é longe daqui. Tem focado seus estudos em historiografia literária e teatral, na cultura oitocentista brasileira, na produção cultural contemporânea, nas relações entre as artes e entre arte e técnica, e em formas diversas de intervenção crítica.

Mediador 

Lindoberg Campos – Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, sobretudo a do século XX.

Sobre o livro

Passadas mais de quatro décadas da publicação de "Mímesis e modernidade: formas das sombras", hoje um clássico dos estudos literários brasileiros, Luiz Costa Lima nunca deixou de lado a temática sobre a qual ali já se debruçava com autoridade: a conceituação filológica da mímesis. O presente livro articula como estudos de caso obras de Virginia Woolf, Freud, Nietzsche, Georg Simmel, Schlegel e Hegel, entre outros, para empreender um mergulho ao âmago dos temas mais caros a seu autor.

Agende-se e assista ao vivo por um dos canais:

Editora Unesp

https://www.facebook.com/editoraunesp 
https://www.youtube.com/user/editoraunespvideos

Ateliê de Humanidades

https://www.facebook.com/ateliedehumanidades/
https://www.youtube.com/channel/UCcS3jWlBCrLvtcWgmgDcn1w?view_as=subscriber

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp
imprensa.editora@unesp.br